De acordo com suas características anatômicas, os vermes podem ser divididos em dois grupos diferentes:
Os nematelmintos, entre eles a lombriga (Ascaris lumbricoides), o ancilostoma (que provoca o amarelão), os oxiúros e as filárias, possuem corpo cilíndrico e liso, com ambas extremidades afuniladas, sistema digestório completo e sexos separados;
Os platelmintos (as tênias causadoras de doenças como a solitária e a cisticercose e os esquistossomos, por exemplo) possuem corpo achatado e sistema digestório incompleto. Muitos deles são hermafroditas.
Todas as informações citadas acima são consideradas como:
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Respostas
Sobre os vermes, as duas afirmações são Verdadeiras.
a) Verdadeira: nematelmintos são um filo de vermes pseudoceloma com mais de 25.000 espécies. Eles são comumente conhecidos como vermes redondas devido à forma de seu corpo em seção transversal.
Os nematelmintos são dióicos, ou seja, os dois sexos em organismos separados, eles medem de menos de 1 mm a 50 cm de comprimento ou mais. São causadores de doenças como amarelão, ascaridíase e enterobíase.
b) Verdadeira: Os platelmintos são um tipo de vermes que se caracterizam por um corpo plano, não segmentado, ou seja, sem vértebra. São seres multicelulares e existem cerca de 20.000 espécies. Muitos deles são hermafroditas.
Eles vivem em condições ambientais úmidas. Muitos desses vermes são parasitas e vivem dentro de outras espécies, como por exemplo a solitária a cisticercose e os esquistossomos.