Vamos valorizar a trajetória de intelectuais, cientistas, escritores e heróis/heroínas negros e afro-brasileiros, “que muitas vezes não são contadas, lembradas ou valorizadas da forma merecida”. Sendo assim, encontre a trajetória de uma personalidade e nos conte em pelo menos 2 parágrafos.
Respostas
Resposta:
Anita Garibaldi e Jovita Feitosa
tem outros como o Menés, primeiro faraó do Egito unificado, mas você pediu dois então.
Explicação:
Anita Garibaldi
"Chamada de “heroína dos dois mundos”, a catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (1824-1849), lutou pelos ideais republicanos ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi, tanto no Brasil quanto na Itália, respectivamente, na Guerra dos Farrapos e no movimento pela unificação italiana. Desde 2012, seu nome está inserido no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”.
Jovita Feitosa
"Aos 17 anos, a cearense Antônia Alves Feitosa (1848-1867), conhecida como “Jovita”, travestiu-se de homem para lutar na Guerra do Paraguai. Mesmo com sua identidade desmascarada, foi aceita no corpo de voluntários e ganhou fama nacional, mas foi impedida de ir ao campo de batalha. Foi incluída no Livro das Heroínas da Pátria em 2017 e hoje dá nome a uma importante avenida da capital do seu estado."