Respostas
Resposta:
Azerbaijão (Baku) - de acordo com a maioria das definições - que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre Europa e Ásia - este país tem uma pequena porção de seu território no extremo leste do continente europeu.
Cazaquistão (Almaty) - tem uma relativamente pequena porção de seu território na Europa, formada pela área a oeste do rio Ural. Embora pequena face à área total do país, a sua porção europeia é praticamente equivalente ao território da Alemanha
Rússia (Moscou) - a parte do território russo a oeste da cadeia montanhosa dos Urais e do rio Ural é considerada parte da Europa. A Rússia é o território mais extenso do mundo
Turquia (Ancara) - tem uma porção relativamente pequena de seu território na Europa, mais precisamente na região da Trácia, fazendo fronteira com a Grécia e a Bulgária. A maior parte de seu território está na Ásia, na região da Anatólia. Istambul divide-se pelos dois continentes na parte sul do Bósforo.
Armênia (Erevã) e Chipre (Nicósia) - são geograficamente asiáticos, mas são considerados parte da Europa por razões culturais e históricas.
Geórgia (Tbilisi) - de acordo com a maioria das definições - que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre Europa e Ásia - este país tem uma pequena porção de seu território no extremo leste do continente europeu.
Portugal (Lisboa) - é um país geograficamente tricontinental, detendo territórios na Europa, África e América do Norte. No entanto, é generalizado que é um país Europeu, pela Europa ser o continente em que tem quase toda a sua área e com o qual é administrativamente e culturalmente associado.
Também existem os países Egito (Cairo), Timor-Leste (Díli) e Indonésia (Jacarta), que são nações geograficamente transcontinentais.
Esclarecimentos: as nomeclaturas em "( )" são as capitais, das respectivas regiões.