• Matéria: Filosofia
  • Autor: xaiane12302barbosale
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais as correntes filosóficas que contribuiram para forma o pensamento de Kant

Respostas

respondido por: orsely2
0

Resposta: sobretudo o nominalismo, o empirismo e o racionalismo.

Explicação: Para essa primeira postura (nominalista) algumas criações que escapassem ao domínio da produção divina deviam ser entendidas como simples 'produções humanas'. Ora, essa corrente nasce dentro da teologia cristã na idade média. Por ela, ou a partir dessa perspectiva, aceitava-se que o homem era capaz de criar (algumas coisas eram "meras" criações humanas). Então o homem não é apenas um observador da natureza, é ator e não apenas espectador da ordem divina.

No caso do empirismo temos a defesa da ideia de que a realidade é somente aquilo que pode ser percebido por meio dos sentidos, aquilo que pode ser constatável. O homem era, grosso modo, um receptáculo de sensações, uma caixa onde informações eram acumuladas. Percebe-se que aqui o homem é uma figura passiva, não age sobre a realidade mas apenas é atingido por ela.

O racionalismo, cujo grande representante foi Descartes, entendia que a verdade efetiva se dava a partir da ação da razão, único caminho para escapar das imperfeições dos sentidos.

Kant, assim, entende que há um papel fundamental do dado empírico, das sensações, mas que a realidade nós daria apenas um amontoado de informações. A razão humana (o conceito aqui é o de subjetividade: subjetividade-sujeito objetividade-objeto) tem, para Kant, um papel organizador dos dados empíricos dados pelas sensações. Kant trás o ser humano para o centro do processo de construção da realidade.

Um abraço!

Perguntas similares