1. Qual a definição de signo para Saussure?
2. Em que sentido pode-se dizer que a língua é um sistema de signos?
3. Qual a importância da distinção entre língua (langue) e fala (parole)?
4. Como se distinguem significado e significante?
5. Como Saussure define a relação entre conceito e imagem acústica no signo?
Respostas
Resposta:
1. O signo linguístico é a união de uma imagem acústica e um conceito, de um significante e um significado.
2. Para Saussure, a língua é tida como um sistema de signos linguísticos que funciona segundo leis internas e próprias que em nada se relacionam com o que lhe é exterior.
3. Saussure distingue entre língua e fala que a língua é um sistema léxico-lógico e gramatical que existe potencialmente na consciência das pessoas que falam a mesma língua. Como meio de comunicação a língua não depende do indivíduo que a fala. E tanto isto é verdade, que os indivíduos da mesma comunidade linguística têm de se interessar em aprender a sua língua, seguindo corretamente as normas estabelecidas.
4. Para ele o signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, como se fossem dois lados de uma moeda. O significante do signo linguístico é uma "imagem acústica" (cadeia de sons). Consiste no plano da forma. O significado é o conceito, reside no plano do conteúdo. Conjuntamente, o significante e o significado formam o signo.
5. O signo linguístico é a união de uma imagem acústica e um conceito, de um significante e um significado. Esta união, por sua vez, não é determinada e nem fixa, mas sim arbitrária. Saussure elenca dois princípios para sua linguística: 1) a arbitrariedade do signo e 2) o caráter linear do significante.
Explicação: