• Matéria: Geografia
  • Autor: daniellyishihara
  • Perguntado 5 anos atrás

me ajuda por favor, não sei fazer vou postar o mapa para vcs ajudarem.​

Anexos:

Respostas

respondido por: Bolavip1618
1

Não. O racismo demarca que uma parte da população sofreu com uma exploração oficial da sociedade, com exploração do trabalho, segregação financeira, de moradia e perseguição cultural sob a justificativa da raça. É estrutural.A ideia de "raça" foi criada para tentar justificar o domínio que já era imposto a outras populações de forma violenta. Os efeitos do racismo no Brasil não foram reparados logo após o fim da escravidão, e os efeitos são sentidos pela população negra e também indígena.

O Brasil foi a última nação independente nas Américas a abolir a escravização de negros, em 1888. Entre os séculos 19 e 20, governadores brasileiros encomendavam abertamente a "importação" de imigrantes europeus com a promessa de trabalho e casa, reparação que jamais aconteceu para centenas de milhares de escravizados após a abolição. A importação era uma tentativa de embranquecer a população para criar uma sociedade que viam como atrativa economicamente e em moldes europeus.

As consequências são sentidas até hoje: negros são a maioria da população brasileira, mas estão entre os 75% mais pobres, são 75% vítimas de homicídio e os mais mortos por agentes do estado (polícia), são minoria na liderança de empresas, têm crédito negado sem explicação, são vítimas da falta de saneamento, estão entre os mais desempregados atualmente e principais vítimas de intolerância religiosa.

Segundo a historiadora e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano Luciana Brito, seria preciso que a população branca tivesse sido submetida ao mesmo período de privações e condições para defender a existência de um suposto "racismo reverso".

"Não teve africano que foi lá Finlândia para importar brancos europeus, colocá-los para trabalhar à força nas plantations e oferecer as mesmas condições vexatórias", pontua. "O argumento do racismo reverso é em parte desinformação, parte desonestidade intelectual e política".

respondido por: white7storm
1

Mas é CLARO que o racismo reverso NÃO EXISTE!!

  • Brancos que foram anos escravizados?
  • Brancos que são seguidos nos mercados porque eles podem estar "querendo" roubar alguma coisa?
  • Brancos que são espancados por policiais por exatamente NADA?!
  • Brancos que também são presos porque ele supostamente roubou sua roupa cara, seu carro de luxo?
  • Brancos que toda hora tomam insultos e são desvalorizados no seu trabalho?

daniellyishihara: obrigada
Perguntas similares