Do início da década de 1970 em diante, empresas da Europa Ocidental, dos Estados Unidos e do Japão fizeram experiências alternativas para os sistemas de baixa confiança. As práticas praticas fordistas passaram a ser vistas como limitantes, por serem mais apropriadas à manufatura de grandes quantidades de mercadorias padronizadas. Além disso, importantes mudanças ocorriam nos padrões de consumo: os mercados de massa, responsáveis pelo sucesso do fordismo, estavam sendo suplantados por ‘mercados de nicho’ distintos para mercadorias inovadoras e de alta qualidade. As técnicas fordistas eram inflexíveis demais para responder à rápida variação dessas demandas de mercado, e, com o tempo, muitas companhias tentaram modificar seus rígidos padrões de produção e operar com maior flexibilidade” (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Editora Artmed, 2005, p.313)
Considerando a frase acima, marque a alternativa correta que define o modelo de produção industrial que ela representa:
Escolha uma opção:
a. O pós-fordismos que se caracteriza por um processo produtivo altamente especializado e rígido para poder produzir em quantidade suficiente e com qualidade a demanda dos mercados consumidores.
b. O Toyotismo que se baseia na linha de produção e requer uma mão de obra qualificada e especializada para desenvolver produtos altamente sofisticados para atender o consumidor.
c.
O Toyotismo que não requer uma grande qualificação da mão de obra uma vez ela está inserida em um modelo de produção altamente tecnológico e automatizado que irá efetivamente ser o responsável pela processo produtivo.
d. O pós-fordismo que defende a produção em massa de maneira padronizada para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente e diversificado utilizando-se de altos níveis de automação industrial.
e. O pós-fordismo que requer uma mão de obra mais qualifica na qual os trabalhadores possam atuar em diferentes funções e em qualquer parte do processo da produção para atender as variações de demanda do mercado.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
A princípio, é importante observar que o Toyotismo é um dos principais (mas não o único) modelos pós-fordistas. Nesse sentido, é como se a questão abordasse apenas as características do Toyotismo. Por eliminação, temos:
a) O pós-fordismo não é "rígido". Talvez a principal característica pós-fordista seja a flexibilidade.
b) O Toyotismo não se baseia em "linha de produção". O termo linha de produção refere-se a esteiras e trabalho repetitivo, característica do Fordismo.
c) O Toyotismo requer mão de obra qualificada, uma vez que a flexibilidade (palavra-chave desse modelo) é aplicada também ao funcionário, que passa a atuar em diversas etapas do processo de fabricação.
d) O pós-fordismo não defende a "produção em massa". O pós-fordismo evita estoque, trabalhando com a técnica Just In Time, que fabrica de acordo com a demanda.
e) Alternativa correta!