Considerando sua importância na promoção de danos nas plantas, o controle de doenças fúngicas em espécies de plantas ornamentais deve ser baseado na adoção de medidas conjuntas, visando prevenir e reduzir a ocorrência de epidemias, o que gera, consequentemente, menores impactos econômicos no desenvolvimentos das atividades ligadas a este ramo da agricultura (ALEXANDRE et al., 2016). Considerando o contexto, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
O ____________, baseia-se na utilização de fungicidas, desempenha um papel decisivo no controle de doenças fúngicas em plantas ornamentais. Esta estratégia de controle visa impedir ou diminuir a ocorrência de doenças no campo e em cultivos protegidos, mas para isso deve-se conhecer detalhadamente o potencial de controle destes produtos para que se tenha maior eficácia nesta operação (PITTA, 1995). O ____________ também pode ser adotado, baseando-se na utilização de agentes como por exemplo a termoterapia, objetivando eliminar fungos internos ou externos de sementes, bulbos e estacas; a desinfestação de solo através de calor úmido, muito utilizado em cultivo protegido de plantas ornamentais, e também a solarização. Outro métodos de controle que poder ser empregado na redução de doenças fúngicas trata-se do ____________, método de controle mais abrangente e eficaz, porém é restrito em plantas ornamentais, visto que nem sempre é possível aliar estética a níveis elevados de resistência. Ao se estabelecer um sistema produtivo ou paisagístico deve-se priorizar a escolha de cultivares e híbridos que possuam algum tipo de resistência às principais doenças fúngicas. Já o ____________, engloba algumas práticas preventivas, que otimizam o desenvolvimento e reduzem o estresse da planta, como: plantio de sementes e mudas sadias, utilização de solo/substrato esterilizado; controle de umidade, temperatura, luminosidade e circulação de ar adequadas; utilização de água livre de patógenos; nutrição equilibrada; eliminação e destruição de plantas ou partes de plantas doentes e restos culturais; espaçamento adequado entre plantas para evitar o acúmulo de umidade entre elas; evitar ferimentos durante o manuseio, tratos culturais e transporte; eliminar hospedeiros intermediários nas proximidades da produção; realizar a limpeza constante do local de cultivo e desinfestação das mãos, botas, ferramentas, implementos e vasos reutilizados. Por fim o ____________, utilizando-se Trichoderma sp. no solo/substrato para reduzir a ocorrência e a severidade de doenças causadas por fungos de solo como os dos gêneros Sclerotinia, Sclerotiorum, Fusarium, Pythium, Phytophthora e Verticillium, que podem ser perfeitamente ser empregados em plantas ornamentais.
ALEXANDRE, M.A.V.; TOFOLI, J.G.; ALMEIDA, I.M.G.; OLIVEIRA, C.M.G. Doenças das Plantas Ornamentais. In: AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 63. p. 603-624. PITTA, G. P. B. Flores e plantas ornamentais para exportação: aspectos fitossanitários. Brasília: EMBRAPA-SPI, Série Publicações Técnicas FRUPEX, 1995. 50 p.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Select one:
a.
controle químico / controle físico / controle genético / controle cultural / controle biológico.
b.
controle físico / controle cultural / controle biológico / controle químico / controle genético.
c.
controle biológico / controle genético / controle cultural / controle físico / controle químico.
d.
controle genético / controle químico / controle físico / controle biológico / controle cultural.
e.
controle cultural / controle biológico / controle químico / controle genético / controle físico
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
controle químico / controle físico / controle genético / controle cultural / controle biológico.
Explicação:
corrigido pelo ava
respondido por:
3
Resposta:
controle químico / controle físico / controle genético / controle cultural / controle biológico.
Explicação:
AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás