O termo república significa “coisa pública”, “do povo”, entretanto, na Roma Antiga, a República não atingiu esse objetivo, de início, pois:
Escolha uma opção:
a. os patrícios eram a maior parte da população, comerciantes, agricultores e donos de terras, e não tinham direitos, mesmo sendo ricos.
b. a República recém-fundada atendia exclusivamente aos interesses de patrícios, não dando os mesmos direitos aos plebeus.
c. o senado governava Roma de forma despótica, prejudicando os patrícios, que a cada dia participavam menos do governo.
d. beneficiava apenas os plebeus, que, entre os anos 509 aC e 27 aC, alcançaram diversas regalias, como a ampliação das leis escritas.
e. para evitar que o poder político ficasse enfraquecido, ele era concentrado em uma única pessoa, o rei.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Embora houvessem leis, durante muito tempo - até cerca de 462A.c - elas eram orais. Nesse sentido, os patrícios, que pertenciam a uma minoria rica, dotada de muitas terras e escravos, se aproveitavam de todos os recursos da retórica contra plebeus. Observe: o fato das leis serem orais não permitia a verificação, por exemplo, se era considerado ilegal um patrício assassinar um plebeu por motivo X ou cobrar dívidas sob uma ameaça Y. Portanto, os plebeus refaziam as leis conforme seus interesses.
Isso passou a mudar lentamente com a publicação das Leis das Doze Tábuas, as quais foram escritas. Embora não dessem condições jurídicas de igualdade aos plebeus, ao menos agora elas estavam escritas e assim eles (plebeus) obtiveram melhores condições no processo penal romano.
Sobre as demais alternativas:
A) Os patrícios eram a minoria rica da população. As profissões citadas se referem aos plebeus.
C) O Senado era composto por patrício, logo, benificiava-os.
D) Os plebeus eram extremamente prejudicados pela República.
E) Não havia um único líder, exceto em períodos de guerra onde surgem os Triunviratos e sucessivos golpes de Estado, a República Romana tinha uma divisão similar à dos Três Poderes das democracias atuais - similar no sentido de haver repartição de poder.