Lipschitz et. al. (2012) encontrou em seu estudo associação entre níveis de suicídio e disfunção familiar, sendo que a percepção do adolescente sobre a relação parental apresenta-se como fator essencial para a tentativa suicida. Nesta linha, Sheftall et. al. (2013) também identificaram diferenças entre a percepção dos adolescentes e dos pais acerca da dinâmica familiar, sendo que o comportamento suicida está relacionado à percepção negativa da família pelos adolescentes. Os autores ainda ressaltam que o rompimento de vínculos e de relações sociais é considerado um dos principais fatores para o comportamento suicida.
MAGNANI, R. M.; STAUDT, A. C. P. Estilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteção. Pensando familias, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 75-86, jun. 2018 .
Tomando como referência as informações do texto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Quando jovens com diagnóstico de depressão e de transtornos de humor que tentam suicídio, as relações que se estabelecem podem servir como rede de apoio, favorecendo as condições de bem-estar ao adolescente.
( ) Dificuldades emocionais, sentimento de solidão e de não-pertencimento, além de baixo cuidado parental nos adolescentes com ideação suicida, característicos de um estilo parental negligente.
( ) O suicídio tem causa complexa e multivariada, o que reflete a singularidade de quem pensa em cometer o suicídio e a importância de se manter um acompanhamento adequado profissional e familiar.
( ) A ideação suicida tem maior correlação com os estilos parentais do que com a idade ou fase da adolescência, ou seja, os adolescentes cujos pais exercem comportamentos com níveis equilibrados de responsividade e exigência possuem menor ideação suicida quando comparados com os adolescentes cujos pais não mantêm estes comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
V V V V
Corrigido pelo AVA
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás