quais os impactos que a criação de Israel provocou na regia da Palestina?
Respostas
Resposta:
Agravamento entre os conflitos de judeus e palestinos, guerras econômicas, guerras armadas, segregação espacial de povos anteriormente ali localizados, incremento da xenofobia, fortalecimento de grupos terroristas, etc.
Explicação:
O Estado de Israel gerou grande desconforto na região da Palestina, pois o povo judeu, que até a Segunda Guerra não possuía um estado próprio, ganhou uma considerável área territorial, expulsando a população palestina que era maioria absoluta na região. Em decorrência disso, inúmeras guerras se sucederam, dentre elas, por exemplo, a Guerra do Yom KiPurr, consequência da Guerra dos Seis Dias, na qual árabes uniram-se para atacar Israel.
Após essa derrota, os países da OPEP (Organizações dos Países Expotadores de Petróleo) aumentaram o preço dos combustíveis em mais de três vezes no chamado Choque do Petróleo de 1973, levando a uma recessão econômica de escala global.
Esses eventos sucitaram a formação de organizações como o Fatah e o Hamas. A primeira é identificada como pacífica e luta pela libertação autonomia da palestina por vias não violentas. Por outro lado, o Hamas nasce do aproveitamento da revolta do povo palestino por líderes com viés belicoso, gerando assim um grupo terrorista que aposta na violência a fim de resolver suas diferenças com os judeus, além de que, não obstante, também encorajam o sentimento de revanchismo com o ocidente e apoiam a expansão islâmica ao redor do globo por força de guerra. Desse modo, conclui-se que a criação de Israel na Palestina, tal qual fora feita, é geradora de conflitos que persistem até o mundo moderno, tendo inclusive influenciado na formação de grupos terroristas.