Respostas
Resposta:
Os principais poluentes atmosféricos causadores do efeito estufa são o dióxido de carbono (CO²), o metano (CH⁴), o óxido nitroso (N2O), o ozônio (O³) e os clorofluorcarbonos (CFCs).
Explicação:
Dióxido de Carbono (CO²): Nos processos de produção de energia, como no aquecimento doméstico e no transporte, esse composto é liberado e suas elevadas concentrações podem ser poluentes.
Metano (CH⁴): Produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis.
Óxido Nitroso (N2O): Em relação aos combustíveis fósseis, aviões e veículos leves ou pesados são as principais fontes de emissão de óxido nitroso. Já nas indústrias, as emissões de óxido nitroso ocorrem durante a produção de ácido nítrico e de ácido adípico.
Ozônio (O³): O ozônio da estratosfera protege contra as radiações ultravioleta do Sol. Mas certas reações químicas produzem uma diminuição desse componente, ocasionando aumento de sua concentração na troposfera, o que é prejudicial para a respiração dos seres vivos.
Clorofluorcarbonos (CFCs): Um composto baseado em carbono que contém cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração.