Respostas
Resposta:
Olá ! A foto mostra duas maneiras de infecção pela mesma espécie de cestódeo (parasita). Porém são duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes.
Explicação:
No Caso 1 (Teníase) é adquirida pelo homem através do consumo de carne crua ou insuficientemente cozida contendo os cisticercos (larvas) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água e os alimentos.
Já no caso 2(Cisticercose) Ao ingerir ovos viáveis da tênia,no qual pode haver até mesmo a auto-infestação já que os ovos podem ser encontrados nas mãos do hospedeiro, na região perianal (ânus) e perineal, nas roupas e até mesmo na mobília da residência. Estes chegam ao estômago e liberam o embrião que atravessa a mucosa gástrica, vai para a corrente sanguínea e se distribui pelo corpo, pode alcançar diversos tecidos (músculos, coração, olhos e cérebro) aonde irá se desenvolver o cisticerco (larva). Ao atingir o cérebro causam a Neurocisticercose, que é a forma mais grave da infecção.
espero ter ajudado <3