Para Santos (2006), para que os direitos humanos possam verdadeiramente ser ressignificados hoje, numa perspectiva que não nega a sua história, mas quer trazê-los para a problemática contemporânea, terão que passar por um processo de reconceitualização, que tem como questão-eixo a articulação entre igualdade e diferença, isto é, a passagem da afirmação da igualdade ou da diferença para a da igualdade na diferença. Não se trata de, para afirmar a igualdade, negar diferença, nem de uma visão diferencialista absoluta, que relativize a igualdade. Nesta perspectiva, é importante explicitar este pensamento de Santos, amplamente difundido, que ele chama de o novo imperativo transcultural e que, no seu entender, deve presidir uma articulação pós-moderna e multicultural das políticas de igualdade e diferença, por sintetizar de modo consistente e incisivo o que consideramos o centro da problemática dos direitos humanos hoje: "[...] temos o direito a ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza" (SANTOS, 2006, p. 462). SANTOS, B.S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
Sobre a escola como um espaço de reafirmação do direito à diversidade com vistas à diminuição dos vários tipos de violência, de intolerância e de discriminação, analise as afirmativas a seguir.
I. Na dialética entre igualdade e diferença, superação das desigualdades e, ao mesmo tempo, valorização da diversidade, promoção da redistribuição e reconhecimento, se situa hoje a problemática dos direitos humanos que devem ser contemplados de forma sistemática nas escolas.
II. Do ponto de vista educacional, dos seus indicadores, as desigualdades estão claramente marcadas, no tratamento desigual destinado às faixas etárias, nas questões de gênero, de etnia e raça, nos grupos vulneráveis, o rural, o urbano.
III. A escola não precisa assumir e visibilizar que o estudante tem cor, tem sexo, um lugar social em que ele está inserido, além de sua condição de classe social.
IV. Faz-se urgente a promoção de processos de educação em direitos humanos que colaborem na construção de uma cultura dos direitos humanos na sociedade como um todo e, particularmente, nos processos educativos que reconheça o direito à diversidade.
É correto o que se afirma em
a. II, III e IV, apenas.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas. CORRETA
e. I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
d. I, II e IV, apenas. CORRETA
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
alternativa correta i ii e iv
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás