• Matéria: História
  • Autor: fabricioantonietti07
  • Perguntado 5 anos atrás

De que modo o governo Dutra deixou de interferir na economia Quais as consequências que isso trouxe​

Respostas

respondido por: pdml1
0

Resposta:

Explicação:

O Governo Dutra foi caracterizado por ter sido o governo que iniciou o período da Quarta República brasileira. Esse período iniciou-se em 1945 e estendeu-se até o golpe militar que aconteceu em 1964. O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas.

Surgimento de novos partidos políticos e as eleições de 1945

No início de 1945, como resposta à pressão política que sofria, Getúlio Vargas realizou o decreto do Ato Adicional. Com isso, Vargas convocou eleições presidenciais para o final de 1945 e estabeleceu as condições para o surgimento de partidos políticos no Brasil – algo que estava proibido desde o início do Estado Novo, em 1937.

A vida política brasileira ao longo da Quarta República iniciou-se a partir dos partidos que foram criados após o Ato Adicional. Ao longo dos 21 anos desse período, os quadros da política brasileira foram ocupados, majoritariamente, por três partidos. É importante pontuar que existiam outros partidos – menores, claro – além dos três principais.

O primeiro grande partido que atuou durante o período da Quarta República foi a União Democrática Nacional (UDN). A UDN surgiu como oposição ao legado político do getulismo, e em sua fundação agrupou um quadro heterogêneo formado por representantes da burguesia comercial e industrial, classes médias urbanas, além de socialistas democratas e dissidentes do comunismo.

No entanto, na medida em que sua postura política consolidou-se, todos os socialistas e dissidentes comunistas abandonaram o partido. A UDN consolidou-se como um partido conservador que evocava um discurso moralista contra a corrupção e que possuía uma forte tendência anticomunista e antigetulista. Ao longo da Quarta República, a UDN esteve no centro das crises políticas, defendendo, muitas vezes, medidas golpistas que iam contra a legalidade constitucional.

Outro partido importante desse período foi o Partido Social Democrático (PSD). Esse partido estruturou-se a partir da burocracia criada por Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Foi criado pelos interventores aliados de Vargas e, ao longo da Quarta República, mostrou-se muito eficiente em estruturar uma rede de acordos e favores políticos, o que lhe permitiu eleger grande quantidade de políticos, tornando-se o maior partido desse período.

O terceiro grande partido desse período foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O PTB foi criado pelo próprio Getúlio Vargas para manter sua política de aproximação com os trabalhadores urbanos e as lideranças sindicais. Vargas aproveitou-se do movimento espontâneo do Queremismo para engrossar as fileiras de seu partido. Ao longo da Quarta República, o PTB alinhou-se com uma política democrática mais à esquerda.

Outros partidos menores desse período eram: o Partido Social Progressista (PSP), encabeçado por Ademar de Barros – um influente político paulista da época; o Partido Democrata Cristão, que representava a centro-direita; e, por fim, um partido que atuou como quarta força da política brasileira entre 1945 e 1947: o Partido Comunista do Brasil.

Com a aproximação das eleições, os candidatos à presidência foram postulando-se. Concorreram na eleição de 1945 os seguintes candidatos:

Perguntas similares