• Matéria: Sociologia
  • Autor: freddd82
  • Perguntado 5 anos atrás

1) O que é doação de órgãos?
2) Por que doar órgios?
3) O que é um doador de orgào vivo? E o que ele pode doar?
4) O que é um doador de órgãos falecido e o que ele pode doar?
5) Quem não pode ser um doador de órgãos?
6) Quero ser doador de órgãos. A minha religião permite?
7). E se a pessoa morrer em casa e a familia desejar doar os órgãosit
8) Por que existem poucos doadores
de órgãos?
9) Existe limite de idade para ser doador de órgãos?
10) Para quem vào os órgãos doados?
11) O que é o Sistema de Lista ünica
12) Como se identifica um possivel doador?
13)0 Que acontece depois de autorizada a doação?
14) Quem retira Os órios de um doador?
15) Quem retira os
tecidos de um doador?
16) Após a doação, o corpo do doador fica deformado?
17) Como e a recomposição do corpo do doador?
18) Podemos escolher o receptor?
19) Como sei se uni familiar ou amigo pode doar para mim!?|
20) Uma pessoa é doadora e vem a falecer.
21) Se quando chegar ao hospitalinão encontra seus documentos, nem os seus familiares, seus orgãos
podem ser retirados para transplantesa
32) Quando uma pessoa entra em cama, komunistencil canadora
23) Qual é o custo da doção para fimiliausidokiende​


jvitorpereirad41: só deu pra responder ate ai por que tem um limite de letras

Respostas

respondido por: jvitorpereirad41
1

1 - Doação de órgãos e tecidos consiste na remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente morreu ou de um doador voluntário, com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas.

2 - A doação de órgãos é o ato de doar partes do organismo para auxiliar no tratamento de outras pessoas. Ela pode ser feita em vida ou após a morte do doador — nesse último caso é essencial que o doador deixe manifestada a sua vontade para a família.

3 - O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e, mais raramente, parte do intestino, parte do pulmão ou parte do pâncreas. Potencialmente, qualquer pessoa saudável maior de 18 anos pode ser uma doadora de órgãos.

4 - O doador falecido nesta condição pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.

5 - Quem não pode ser doador de órgãos?

Portadores de doenças infectocontagiosas, como soropositivos ao HIV, hepatites B e C, Doença de Chagas, entre outras.

Pessoas com doenças degenerativas crônicas ou tumores malignos.

Pacientes em coma ou que tenham sepse ou insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas (IMOS).

6 - Como posso me tornar um doador de órgãos? O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.

7 - E se a pessoa morrer em casa e a família desejar doar os órgãos/tecidos? Neste caso, apenas as córneas poderão ser doadas.

8 - Quanto aos motivos de recusa da doação dos órgãos, foram revelados: a crença religiosa; a espera de um milagre; a não compreensão do diagnóstico de morte encefálica e a crença na reversão do quadro; a não aceitação da manipulação do corpo; o medo da reação da família; a inadequação da informação e a ausência de ...

9 - Existe limite de idade para ser doador ou receptor? O que determina o uso de partes do corpo para transplante é o seu estado de saúde. Em geral, aceita-se os seguintes limites, em anos: rim (75), fígado (70), coração e pulmão (55), pâncreas (50), válvulas cardíacas (65), córneas (sem limite), pele e ossos (65).

10 - Os órgãos e tecidos doados vão para as pessoas que necessitam de um transplante e estão aguardando em uma “lista de espera única”, definida pela Central de Transplantes da Secretaria da Saúde.

11 - O Sistema de Lista Única do Governo da Bahia foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado com o objetivo de redefinir estratégias de ampliação do acesso às cirurgias eletivas no SUS e pela necessidade de identificar o cenário atual do acesso aos procedimentos cirúrgicos no estado.

12 - Como sei se um familiar ou amigo pode doar para mim? Se você precisa de um rim, medula óssea, parte do fígado ou parte de um pulmão, um familiar de até quarto grau pode ser doador. Para qualquer outra pessoa é necessária autorização judicial.

13 - A Central Estadual de Transplantes vai gerar a lista de receptores, fazer contato com estes através das equipes de transplantes, aguardar a confirmação das equipes e então iniciar a cirurgia para retirada dos órgãos e tecidos a serem doados.

14 - Após a confirmação da morte encefálica, autorização da família e localização de um receptor compatível, a retirada dos órgãos para transplante é realizada em um centro cirúrgico, por uma equipe de cirurgiões autorizada pelo Ministério da Saúde e com treinamento específico para esse tipo de procedimento.

15 - Já em relação aso tecidos, após a avaliação do doador e autorização da família, a retirada de tecidos é realizada por uma equipe capacitada para tal, de um banco de tecidos, ou vinculadas a este.

16 - Após a doação o corpo do doador fica deformado? Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.

17 - Para doação de pele é retirada somente uma fina porção da pele do dorso das costas e das coxas, sem alterações na aparência do doador falecido; Após a retirada dos órgãos e tecidos, a equipe médica recompõe o corpo do doador, sendo visíveis apenas os pontos do local operado, não impedindo a realização do velório.

18 - Podemos escolher o receptor? Nem o doador, nem a família podem escolher o receptor. Este será sempre indicado pela Central de Transplantes. ... Milhares de pessoas, inclusive crianças, todos os anos, contraem doenças cujo único tratamento é um transplante.

19 - Como sei se um familiar ou amigo pode doar para mim? Se você precisa de um rim, medula óssea, parte do fígado ou parte de um pulmão, um familiar de até quarto grau pode ser doador. Para qualquer outra pessoa é necessária autorização judicial.

Perguntas similares