Um servidor que acumula diversas funções em uma mesma repartição está infringindo qual princípio de controle interno?
a.
Segregação de funções
b.
Responsabilidade
c.
Amarração do sistema
d.
Acesso aos ativos
e.
Rotinas internas
RESPOSTA: Segregação de funções
Respostas
Resposta:
A
Sogregação de Funções .
Resposta:
segregação de funções
Explicação:
Segundo o Manual de Controle Interno da Controladoria Geral da União editado em 2007, o princípio da segregação de funções diz que “a estrutura dos setores/unidades/entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com este princípio”.
Não entendeu? Explico. Quando realizamos qualquer tarefa, podemos errar e, às vezes, não perceber nosso próprio erro. Outra pessoa analisando pode identificar falhas e erros que não conseguimos identificar.
A aplicação adequada do princípio da segregação de funções, por exemplo, é de que o ordenador de despesa não seja o servidor responsável por uma licitação,
seja diferente do servidor que faça o empenho da despesa; diferente do que atesta a nota fiscal; diferente do que realiza a conformidade de gestão; diferente do que realiza o pagamento; diferente do que proceda à conformidade contábil.
É claro que um servidor que acumular muitas funções só se justifica em uma repartição em fase de construção, inauguração, realização de concurso público ou pelo afastamento de servidores (férias, licenças, aposentadorias) até a sua respectiva reposição.