O papel do educador precisa se adequar à nova realidade, pois, hoje, espera-se que ele vá além de apenas transmitir conteúdos. O mundo está mudando e a educação deve se envolver nessa mudança, a fim de não perder a própria finalidade. Portanto, a pedagogia de projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural dos envolvidos no processo. Ela diz respeito a uma mudança de postura, o que exige o repensar da prática pedagógica.
Você, como professor, inicia um trabalho com uma turma de sétimo ano, que, apesar de ser composta por pré-adolescentes, mostra-se muito individualizada em relação à troca de conhecimento. Os alunos, em sua maioria, preferem trabalhar sozinhos na mesa e a comunicação entre eles é bastante difícil. Os educandos que apresentam facilidade na construção do conhecimento não se sentem à vontade para compartilhar e colaborar com os demais colegas.
Pense e descreva como você promoveria a integração da turma e, assim, a troca de saberes. Agora, responda: que tipos de atividades podem ser desenvolvidas com o sétimo ano para que haja maior integração e conhecimento?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Uma boa forma para a integração da turma é trabalhar com projetos, porque apresentam uma visão diferente do que seja conhecimento e currículo e representam uma outra maneira de organizar o trabalho na escola. Além disso, caracterizam-se pela forma de abordar determinado tema ou conhecimento, permitindo a aproximação da identidade e das experiências de vida dos alunos, bem como um vínculo dos conteúdos escolares entre si e com os conhecimentos e os saberes produzidos no contexto social e cultural, assim como com os problemas que dele emergem.
Durante o trabalho com projetos, os educandos vão experimentar a troca de opiniões, ouvir o outro, respeitar as opiniões e expressar-se com clareza e cuidado. Com essa prática, o educador consegue ultrapassar os limites das áreas e dos conteúdos curriculares que são tradicionalmente trabalhados pela escola, uma vez que implicam o desenvolvimento de atividades práticas, estratégias de pesquisa, busca e uso de diferentes fontes de informação, ordenação, análise, interpretação e representação.
Explicação: