1. Quais são os mecanismos utilizados pelos seres vivos produtores para
produzir seu próprio alimento?
2. Em que consiste a respiração aeróbica?
3. Quais as etapas compõem a respiração aeróbica?
4. Quantos ATPs são gerados ao fim da glicólise?
5. Qual o papel do NAD na glicólise?
6. O que ocorre com a glicose durante a glicólise?
7. O que ocorre com as moléculas de ácido pirúvico durante o Ciclo de Krebs?
8. Qual o papel do O2 ao final da cadeia respiratória?
9. Quantos ATPs são gerados ao fim da respiração aeróbia?
10. Em que local da célula ocorre o ciclo de Krebs?
Respostas
Resposta:
1-Relação entre respiração e alimentação
Os organismos autótrofos produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese ou quimiossíntese e são chamados de produtores. Os organismos heterótrofos cuja fonte de energia provem da alimentação de outros seres vivos são chamados consumidores.
2-A respiração aeróbica é aquela em que há participação do oxigênio e pode ser dividida em três etapas: a glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. ... No entanto, a palavra respiração pode ser empregada em referência ao processo, a nível celular, no qual ocorre a síntese de ATP.
3-A respiração aeróbica pode ser dividida em três etapas básicas: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.
4-Assim, o saldo final da glicólise, será de duas moléculas de piruvato, duas moléculas de NADH e duas moléculas de ATP, produzidas a partir de uma molécula de glicose.
5-O Nad é uma molécula (Da etapa da glicólise para obtenção de ATP) aceptora de H+ que se ligam a dois hidrogênios para neutraliza-los, evitando que a célula morra por acidose, (devido a liberação dos íons H+ decorrentes da formação do ácido pirúvico) formando assim o nadh2, NAD significa Nicotinamida - Adenina - ...
6-Glicólise é um processo bioquímico em que a molécula de glicose (C6H12O6), proveniente da alimentação, é quebrada em duas moléculas menores de ácido pirúvico ou piruvato(C3H4O3), liberando energia. É a primeira etapa do processo de respiração celular que ocorre no hialoplasma celular.
7-No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico (C3H4O3) proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias dos seres eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA).
8-O oxigênio estará no fim da cadeia respiratória, recebendo os elétrons que passaram pelas proteínas. Assim, o oxigênio ficará instável e reagirá com íons H+, formando moléculas de água.
9-Após a adição, processo chamado de ativação, a molécula de glicose torna-se instável e quebra-se, formando duas moléculas de ácido pirúvico. Essa quebra produz quatro moléculas de ATP e, com isso, o saldo final do processo é de dois ATP.
10-mitocôndrias;
O Ciclo de Krebs, ou também conhecido como ciclo do ácido cítrico por ser a primeira substância a ser formada durante o ciclo, é uma das etapas do processo da respiração celular dos organismos aeróbios, ocorrendo no interior das mitocôndrias das células eucarionte
Explicação:
Espero ter te ajudado:)