(Unisinos 2017) A Década Internacional de Afrodescendentes, declarada pela ONU, vem sendo celebrada desde 1º de janeiro de 2015 e se estende até 31 de dezembro de 2024, com a participação dos 196 países membros da ONU. Entre esses países, está o Brasil, que abriga pelo menos metade dos 200 milhões de afrodescendentes que vivem nas Américas e em outras partes do mundo, fora da África.
A respeito dos indicadores que evidenciam a necessidade da adoção de políticas de reparação propostas pela Década dos Afrodescendentes, no caso brasileiro, é correto afirmar apenas que
(1 Ponto)
a) a Instituição da Década Afrodescendente é desnecessária, pois dados do IBGE (2015), que envolvem escolaridade, salário, renda e expectativa de vida, mostram que, em cinco anos, o Brasil atingirá a plena igualdade entre a população afrodescendente e a branca.
b) o Brasil sempre se preocupou em representar nos livros didáticos – textos, literatura, história – a complexidade da cultura afro-indígena. Também a produção de brinquedos considerou a diversidade racial e cultural que é característica de sua população, por isso sempre se encontraram bonecas negras e indígenas para presentear as crianças.
c) os índices recentes de homicídios indicam que a maioria das vítimas são jovens, do sexo masculino, na faixa entre os 15 e 29 anos, e negros. Segundo dados de 2014, essa faixa etária corresponde a 26% da população e representa 60% das mortes. Desses, morrem, aproximadamente, 2,6 vezes mais jovens negros que brancos, vítimas de armas de fogo.
d) o Brasil celebra a Década Afrodescendente, pois realizou uma façanha que nenhum país do mundo conseguiu, a verdadeira democracia racial.
e) o Brasil, ainda na Nova República (1889-1930), reconheceu o direito de propriedade das comunidades quilombolas e demarcou as terras indígenas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
c)
os índices recentes de homicídios indicam que a maioria das vítimas são jovens, do sexo masculino, na faixa entre os 15 e 29 anos, e negros. Segundo dados de 2014, essa faixa etária corresponde a 26% da população e representa 60% das mortes. Desses, morrem, aproximadamente, 2,6 vezes mais jovens negros que brancos, vítimas de armas de fogo.
felipelimapaixao059:
muito obrigado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás