• Matéria: ENEM
  • Autor: flauml
  • Perguntado 5 anos atrás

A perda dentária pode acarretar alterações funcionais, estéticas e psicológicas, influenciando diretamente na qualidade de vida de um indivíduo. A reposição de dentes, por meio de próteses dentárias, visa restaurar a função mastigatória e fonética e devolver a aparência estética perdida ao paciente desdentado parcial ou total, garantindo a este um estado de bem estar físico, mental e social. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico de uma reabilitação oral com prótese total e parcial removíveis e o impacto deste tratamento na qualidade de vida da paciente.



Daniela de Oliveira, Eliedja Barros de Souza Silva, Luana Menezes de Mendonça Feitosa. O IMPACTO DA REABILITAÇÃO ORAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTE DESDENTADO PARCIAL. TCC, Universidade Tiradentes, Aracaju-CE, 2018.



Paciente, gênero feminino, 50 anos de idade, compareceu à clínica odontológica, apresentando como queixa principal: “Vim arrumar meus dentes e colocar uma prótese”. Durante a anamnese, nenhuma alteração sistêmica foi identificada. Entretanto, a paciente relatou que não frequentava o dentista há mais de 10 anos, sentia-se incomodada com seu sorriso, devido à disposição dos incisivos centrais inferiores vestibularizados, frequentes dores de cabeça, dificuldade na mastigação e constrangimento com sua aparência bucal, dificultando seu convívio social com os colegas de trabalho. Ao exame clínico intraoral foi observado presença de tórus palatino, língua saburrosa e gengiva inflamada na região ântero-inferior. Na arcada superior, as únicas unidades dentárias 13, 23, 25 e 26 presentes tinham mobilidade grau 3. A arcada inferior possuia os pré-molares, caninos e incisivos, porém as unidades 31 e 41 estavam com mobilidade grau 2. A paciente usava uma prótese parcial removível superior há 14 anos, desadaptada, com formação de cálculo, desgaste dos dentes artificias e consequente perda de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). O índice de biofilme foi de 86 % e PSR código 4 no 2°, 3°, 5° e 6° sextante, código 3 no 4° sextante e ausência do 1°. Radiograficamente, verificou-se acentuada perda óssea em todos os dentes superiores presentes e incisivos centrais inferiores. E após o exame periodontal, a paciente foi diagnosticada com Periodontite Crônica Generalizada Severa, com um prognóstico ruim.

Assinale a alternativa que apresente um adequado plano de tratamento completo para esta paciente.

Escolha uma:
a.
Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar o tratamento periodontal, confecção de prótese parcial removível inferior e superior. Tratamento periodontal com reavaliação da unidades dentária indicando a exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26. Finalizada esta indicação endodôntica das unidades 31 e 41 e manutenção das mesmas. Cirurgia pré-protética da exostose em rafe palatina mediana. Medidas de controle e proservação.

b.
Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar a exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26, 31 e 41 com instalação de prótese total imediata (PTI) definitiva superior. Confecção de uma prótese parcial removível inferior. Finalizando com profilaxia, controle químico e mecânico de placa bacteriana, educação em saúde para a paciente e pesquisa de restos radiculares.

c.
Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar o tratamento periodontal e a remoção do torus palatino, com instalação de prótese total imediata (PTI) provisória superior. Finalizada esta etapa, seria feita uma reavaliação das unidades 13, 23, 25, 26, 31 e 41 para definir entre exodontia ou manutenção das mesmas. Educação e medidas de controle químico de placa.

d.
Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar o tratamento periodontal e a exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26, com instalação de prótese total imediata (PTI) provisória superior. Finalizada esta etapa, seria feita uma reavaliação das unidades 31 e 41 para definir entre exodontia ou manutenção das mesmas. A resolução protética final seria uma prótese total superior e uma prótese parcial removível inferior.

e.
Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26, com instalação de prótese total imediata (PTI) provisória superior. Cirurgia pré-protética para remoção do torus palatino. Finalizada esta etapa, seria feita uma reavaliação para a resolução protética final que seria uma prótese parcial removível inferior.

Respostas

respondido por: amandinhaa15
8

Resposta:

Letra C: Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar o tratamento periodontal e a exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26, com instalação de prótese total imediata (PTI) provisória superior. Finalizada esta etapa, seria feita uma reavaliação das unidades 31 e 41 para definir entre exodontia ou manutenção das mesmas. A resolução protética final seria uma prótese total superior e uma prótese parcial removível inferior

Explicação:

Corrigido pelo AVA

respondido por: kelysouzaks
6

Resposta:

Letra C: Diante do quadro clínico existente, o plano de tratamento apresentado para esta paciente consistiu em realizar o tratamento periodontal e a exodontia das unidades dentárias 13, 23, 25, 26, com instalação de prótese total imediata (PTI) provisória superior. Finalizada esta etapa, seria feita uma reavaliação das unidades 31 e 41 para definir entre exodontia ou manutenção das mesmas. A resolução protética final seria uma prótese total superior e uma prótese parcial removível inferior

Explicação:

As unidades dentárias que ja presentam grau 3 de mobilidade sera encaminhado para a exodontia, pois esse quadro infelismente e pela idade da paciente é irreversivel

ja a mobilidade grau 1 e 2 pode ainda ser observado, tratados, observando  profundidade de bolsas quantidade de tartaro e a remoção do mesmo e dai proceder com tratamento e assim ira restituir novamente sua estabilidade. por isso a resposta correta so pode ser a letra C

Perguntas similares