UM BISPO ROMANO E OS BORGÚNDIOS
Conta-se que o bispo de Clermont, Sidônio Apolinário (430-489), habitante da Gália, foi obrigado a hospedar um grupo de burgúndios. Depois de algum tempo, um dos seus amigos lhe perguntou por que não compunha mais versos. Veja o que ele respondeu:
“Eu, cantar em versos... quando vivo no meio de hordas cabeludas, ensurdecido pelos sons da língua germânica, obrigado a ter a aparência de louvar algumas vezes o que canta, quando é bastante repulsivo o burgúndio de cabelos besuntados de uma manteiga rançosa? Felizes os teus olhos, felizes os teus ouvidos, feliz mesmo o teu nariz! Pois ele não sente dez vezes de manhã o odor empestado do alho ou da cebola.”
Borgúndios: Um dos vários povos germanos.
Hordas: bandos indisciplinados.
ISAAC, J.; ALBA, André. Roma. São Paulo: Mestre Jou, 1964. p. 226.
a-Identifique e transcreva trechos que demonstram preconceito com relação à língua dos borgúndios.
b-Sidônio Apolinário disse: "Eu, cantar em vários versos ... quando vivo no meio hordas cabeludas, ensurdecido pelos sons da língua germânica [...]". O que se pode concluir com base na análise dessa frase?
Respostas
respondido por:
38
Quando ele diz q esta ensurdecido pelos sons da língua germânica, significa que ele está perdendo a audição por conta do som desse idioma. Ensurdecer é perder o sentido da audição, ou seja, ele não suporta mais ouvir os germânicos “cabeludos” falando ao seu lado. Certamente, preconceituoso.
larahwinny19:
vlw
respondido por:
12
Resposta:
Quando ele diz q esta ensurdecido pelos sons da língua germânica, significa que ele está perdendo a audição por conta do som desse idioma. Ensurdecer é perder o sentido da audição, ou seja, ele não suporta mais ouvir os germânicos “cabeludos” falando ao seu lado. Certamente, preconceituoso
Explicação:
confia no pai
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás