Respostas
Resposta:A socialização na escola tem um importante papel na formação individual de cada aluno. O ambiente escolar é um cenário vivo de interações de trocas explícitas de ideias, valores e interesses diferentes.
É durante momentos como o recreio, por exemplo, que as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e emocionais, bem como o senso de coletividade e empatia.
Observar a socialização dos alunos também pode ser um bom termômetro do clima escolar.
Há instituições que desenvolvem ações para acompanhar mais de perto esses momentos. São elas: aumento da fiscalização dos inspetores, monitoramento das atividades e restrição dos locais de circulação das crianças.
Essas práticas podem ajudar na observação de como se dá a socialização entre os alunos e na contenção de distúrbios. No entanto, elas não educam os alunos para lidar com as tensões cotidianas. Na verdade, o tema socialização na escola é bem mais profundo e abrange temas mais complexos, como taxas de evasão escolar, bullying, entre tantas outras questões.
A seguir, você confere de que maneira a escola como agente de socialização, pode tornar mais ricas e agregadoras as experiências vividas pelos alunos com seus colegas.
Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-as abaixo nos comentários. Boa leitura!
Definindo Socialização
Socialização pode ser entendida como o processo pelo qual o indivíduo assimila e aprende as regras básicas do modo de vida de uma sociedade. Este processo de socialização acontece mediante a interiorização da cultura de determinada organização social em que o indivíduo nasce e cresce.
A família é o primeiro espaço de socialização, e é nesse lugar que as primeiras regras são apresentadas à criança.
Entretanto, ao longo da vida, o indivíduo se deparará com inúmeras diferentes organizações sociais, mudando assim os conteúdos e formas de socialização. Cada organização possui sua cultura e maneira própria de transmissão.
Uma delas é a escola, onde novas regras serão apresentadas e somadas a tudo que já se aprendeu na família. É sobre isso que falaremos a seguir.
Explicação:
Resposta:
É durante momentos como o recreio, por exemplo, que as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e emocionais, bem como o senso de coletividade e empatia.