• Matéria: História
  • Autor: gabreil123
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir.



A Princesa Imperial Regente, em nome de S. M. o Imperador e Sr. D. Pedro II, faz saber a todos os cidadãos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:



Art. 1.º - Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre.



§ 1.º - Os ditos filhos menores ficarão em poder o sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão a obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos.

Art. 2.º - O governo poderá entregar a associações, por ele autorizadas, os filhos das escravas, nascidos desde a data desta lei, que sejam cedidos ou abandonados pelos senhores delas, ou tirados do poder destes em virtude do Art. 1.º- § 6º.

§ 1.º - As ditas associações terão direito aos serviços gratuitos dos menores até a idade de 21 anos completos, e poderão alugar esses serviços.



O texto é parte de uma das leis que foram implementadas no Brasil durante o processo de abolição da escravidão:

a.
Lei do Ventre Livre.

b.
Lei Eusébio de Queirós.

c.
Lei Áurea.

d.
Lei Bill Aberdeen.

e.
Lei dos Sexagenários.

Respostas

respondido por: joakinjonasfernandes
2

c.

Lei Áurea. e a correta

Perguntas similares