Ao final da Primeira Guerra Mundial, as nações da Europa Oriental reorganizaram suas fronteiras, transformando-se em um “cordão sanitário”, servindo de linha de proteção ao restante da Europa diante do perigo vermelho, representado pela recém-criada URSS. Tal situação se alterou ao final da Segunda Guerra Mundial porque:
a. devastada pela eclosão das bombas atômicas, a Europa Oriental apenas pôde se reerguer com o auxílio econômico do Plano Marshall, fortalecendo a resistência europeia diante do avanço socialista.
b. fortalecida pela presença norte-americana, a Europa Oriental consolidou a vitória sobre a URSS de Josef Stálin, encerrando o conflito mundial.
c. a derrota nazista levou tais nações, com poucas exceções, a serem incorporadas ao bloco socialista, intensificando a Guerra Fria, que se iniciara ao final da Segunda Guerra Mundial.
d. a vitória soviética sobre o nazismo permitiu o surgimento de um regime socialista democrático, com a proliferação de partidos socialistas que que disputavam independentemente o poder nesses países.
amandapereiracstelli:
poi como a melhor
Respostas
respondido por:
4
Resposta: a letra a
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás