URGENTE POR FAVOR AJUDAA
A maior planície inundável do mundo é também conhecida como uma das áreas mais piscosas que existem. Mas,
como se espaço faltasse, [...] Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as atividades de pesca escolheram justamente um
Mangueiral, às margens do rio Piquiri, atestam que hoje não é tão fácil fisgar [...]. Antigamente a gente pegava pacu,
dourado...agora nem piranha, conta a mulher. Apesar do que diz, à porta de onde vive passa um rio bastante procurado
mosaico de unidades de conservação para pressionar. A alegação é a de que, nos outros lugares, falta peixe nos rios.
O que pode parecer incrível está na ponta da língua dos ribeirinhos. Seu Carlitos e dona Lourença, caseiros da fazenda
por pescadores amadores e profissionais em Mato Grosso. De águas razoavelmente claras, no Piquiri os barcos são
abundantes. Mas lá, por uma determinação estadual, eles só estão autorizados a pescar
na margem direita do rio, a que
já pertence a Mato Grosso do Sul, porque a outra beirada do rio está dentro do Parque Estadual Encontro das Águas. [...]
O trecho apresentado traz informações sobre o território brasileiro, explicitando características da(o)
a) Caatinga.
c) Cerrado.
e) Floresta Tropical.
b) Pantanal.
d) Floresta Amazônica.
ME AJUDEM EU IMPLORO
Respostas
Resposta:
A maior planície inundável do mundo é também conhecida como uma das áreas mais piscosas que existem. Mas, como se espaço faltasse, no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as atividades de pesca escolheram justamente um mosaico de unidades de conservação para pressionar. A alegação é a de que, nos outros lugares, falta peixe nos rios.
O que pode parecer incrível está na ponta da língua dos ribeirinhos. Seu Carlitos e dona Lourença, caseiros da fazenda Mangueiral, às margens do rio Piquiri, atestam que hoje não é tão fácil fisgar no Pantanal. Antigamente a gente pegava pacu, dourado...agora nem piranha, conta a mulher. Apesar do que diz, à porta de onde vive passa um rio bastante procurado por pescadores amadores e profissionais em Mato Grosso. De águas razoavelmente claras, no Piquiri os barcos são abundantes. Mas lá, por uma determinação estadual, eles só estão autorizados a pescar na margem direita do rio, a que já pertence a Mato Grosso do Sul, porque a outra beirada do rio está dentro do Parque Estadual Encontro das Águas. O parque, por sua vez, protege trechos de outros rios procurados para pesca na região, como o Cuiabá e o Três Irmãos. Em todos os casos, os ocupantes dos barcos de pesca amadora abordados por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso se disseram desinformados sobre a existência da unidade de conservação, criada em 2004.
O Parque Estadual Encontro das Águas, com 108 mil hectares, é apenas uma das unidades de conservação localizadas na porção do Pantanal que fica do lado mato-grossense, mas muito próximo da divisa com Mato Grosso do Sul. Além dele, há no município vizinho de Barão de Melgaço a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, e em Cáceres a Estação Ecológica Taiamã. Seguindo o curso de descida do rio Cuiabá, que separa os dois estados (também é chamado nesse trecho de rio São Lourenço), existem ainda o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, o Parque Estadual do Guirá, a Terra Indígena Guató, e as quatro RPPNs da Ecotrópica, que protegem a Serra do Amolar uma morraria que se ergue no coração do Pantanal formando uma das paisagens mais belas da região além de uma gigantesca Área Natural de Manejo Integrado San Matías, no Pantanal boliviano. Tudo isso representa um mosaico de mais de três milhões de hectares protegidos do bioma.
Resposta:
b) Pantanal
espero ter ajudado ❤️