3. Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre, os quais podem aparecer juntos em um texto. Observe essas ocorrências no texto a seguir.
(...)
Os meninos deitaram-se e pegaram no sono. Sinhá Vitória pediu o binga ao companheiro e acendeu o cachimbo. Fabiano preparou um cigarro. Por enquanto estavam sossegados. (...) - Pestes. Voavam sempre, não se podia saber donde vinha tanto urubu. - Pestes. Olhou as sombras movediças que enchiam a campina. Talvez estivessem fazendo círculos em redor do pobre cavalo esmorecido num canto de cerca. Os olhos de Fabiano se umedeceram. Coitado do cavalo. Estava magro, pelado, faminto, e arredondava uns olhos que pareciam de gente - Pestes. (...). E a conversa recomeçou, enquanto o sol descambava. -Tenho comido toicinho com mais cabelo, declarou Fabiano desafiando o céu, os espinhos e os urubus. (...)
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas: Capítulo XIII. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2017.
Os trechos abaixo são classificados, respectivamente, como:
"Sinhá Vitória pediu o binga ao companheiro e acendeu o cachimbo."; "Estava magro, pelado, faminto, e arredondava uns olhos que pareciam de gente - Pestes."; "-Tenho comido toicinho com mais cabelo"Leitura Avançada
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas: Capítulo XIII. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2017.
A)discurso indireto, discurso direto e discurso direto.
B)discurso indireto, discurso indireto livre e discurso direto.
C)discurso direto, discurso indireto livre e discurso direto.
D)discurso direto, discurso direto e discurso indireto.
Respostas
respondido por:
3
Nas orações mostradas na alternativa, conseguimos ver o uso de discurso indireto, direto e direto (alternativa A).
A primeira frase, é um discurso indireto, pois a fala apresentada faz parte de um trecho narrado. Podemos ver que o narrador fala sobre as ações praticadas pela personagem Sinhá Vitória.
A segunda frase, é considerada um discurso direto, pois apresenta diretamente a fala do personagem. Não há ninguém narrando, a frase é uma fala de um dos personagens da história.
A terceira frase, também é discurso direto. Conseguimos identificar isso, pois o verbo ter está conjugado na primeira pessoa "tenho". Mostrando que o discurso é falado pelo próprio personagem.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás