Bom diaa!
Coroa pro primeiro que responder ;)
A) Cite melhorias obtidas no Brasil durante a permanência da Corte Portuguesa.
B) Quais as razões para D. João VI elevar o Brasil a categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves?
C) Quais os principais objetivos da Revolução do Porto em Portugal?
D) Por que D. João VI teve que retornar a Portugal em 1821? Que medida ele tomou em relação ao Brasil?
Obs.: pro 1º q responder algo q não seja palhaçada ;)
Obg por me ajudar!!
Respostas
Resposta:
Explicação:
A) Durante a permanência da corte no Rio, várias fontes d'água foram recuperadas e construídas, a fim de melhorar o abastecimento da cidade. O número de habitantes da capital dobrou, passando de cerca de 50 mil para cerca de 100 mil pessoas. As moradias perdiam a aparência de austeridade e isolamento, ganhando janelas envidraçadas e jardins externos, à maneira inglesa. Com o passar dos tempos, muitos dos funcionários mais graduados começaram a adquirir chácaras ou quintas em locais próximos do centro da cidade. A sociedade refinava-se
B) O principal fato foi a vinda da família real no ano de 1808, pois nesse momento a família fugiu para o Brasil após Napoleão invadir Portugal, logo o Brasil foi elevado a reino unido para a família real não ficar em uma colônia e também para administrar o império estando no Brasil.
C) Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.
D) Dom João VI teve de retornar para Portugal em 1821 por causa da eclosão da Revolução do Porto, uma tentativa de golpe de Estado promovida pela aristocracia liberal e pelas elites militares portuguesas, que desejavam ver o fim do sistema monárquico português. Deixou em seu lugar o seu filho, Dom Pedro I, que era muito querido no Brasil. Com a piora da situação de crise em Portugal, Dom Pedro I foi convocado compulsoriamente para retornar à Portugal, recusando-se naquilo que ficou conhecido como o Dia do Fico.