• Matéria: Português
  • Autor: marixgfvgh
  • Perguntado 5 anos atrás

Nossa vida
Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.

A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.

─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.

─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.

Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.

O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.

Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.

Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.

Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.


Com base na história " Nossa vida" texto trabalhado logo acima, faça sua narrativa falando sobre o trabalho infantil. Dê sua opinião sobre o que pode ser vantagem e o que é desvantagem. Estruture seu texto com parágrafos no mínimo três, titulo, revise seu texto e boa escrita !


me ajudem não sou boa em textos, pfv



Respostas

respondido por: joaogresende
2

Atualmente, ainda é bastante comum nos depararmos com crianças abdicando do direito de ir à escola para realizar trabalhos forçados, no campo, em fábricas ou até mesmo em casa. Isso acontece, geralmente, porque os pais não têm condições de sustentar a família, obrigando os filhos a se submeterem a condições de perigo e que geram inúmeras consequências na vida desses jovens.

Nesse contexto, os principais efeitos observados decorrentes do trabalho infantil causam problemas físicos e psicológicos que dificilmente poderão ser revertidos. Uma das sequelas é a má formação física durante o desenvolvimento estrutural da criança, pois em alguns tipos de trabalho, o esforço aplicado pelo jovem é superior ao que ele pode suportar, ocasionando um excesso de peso carregado pelo corpo parcialmente formado. Além disso, o risco de fraturas, amputações, ferimentos e queimaduras, ou seja, ferimentos em geral, é muito grande, devido a pouca resistência da criança e ao fato de os equipamentos de segurança, que nem sempre são oferecidos, serem desproporcionais ao tamanho do jovem.

É preciso ressaltar, ainda, os impactos psicológicos aos quais as crianças ficam expostas. No âmbito escolar, o rendimento do aluno fica comprometido, pois após uma longa jornada de trabalho, ao chegar à escola, ele não consegue assimilar os conhecimentos passados para desenvolver suas habilidades e competências, prejudicando a sua entrada no mercado de trabalho futuramente. Ademais, o relacionamento com as demais crianças da sua idade é afetado devido à baixa autoestima do jovem, causando um isolamento e uma possível depressão.

Em função do exposto, é imprescindível a adoção de medidas viáveis para erradicar a exploração infantil como a fiscalização mais efetiva em parques industriais e outros locais onde é comum trabalho de crianças. Além disso, faz-se crucial a criação de centros de convivência onde os jovens possam ser recebidos adequadamente e se relacionarem com outros de mesma idade e também onde seja disponibilizado para os pais de situação mais precária, orientação de qualidade acerca dos problemas que podem surgir na vida dos filhos para que, dessa forma, a população possa se conscientizar sobre o trabalho abusivo de menores

Explicação:

Espero ter ajudado.


marixgfvgh: ajuudou MUITOOOOO, obrigadoo
joaogresende: Por nada. :)
Perguntas similares