Respostas
Resposta: Língua
O Latim era considerado a língua oficial do Império Romano e servia de base para diferenciar os cidadãos romanos dos povos bárbaros. Ele foi o responsável por unificar o Império e promover uma identidade entre seus cidadãos. Com o processo expansionista do Império, os dialetos locais dos povos conquistados foram se misturando ao latim, fazendo surgir novas línguas, as chamadas línguas neolatinas, como o francês, o português e o espanhol.
Artes
No campo das artes podemos destacar a arquitetura romana, que possui exemplares até os dias atuais em ruínas, que são diariamente visitadas por turistas de todas as partes do mundo.
Exército: disciplina e estratégia
O Império Romano também deixou um importante legado para formações de exércitos. Como se sabe o exército romano foi uma das principais características que possibilitou o seu desenvolvimento e a sua expansão.
Direito romano
O direito romano também se difundiu pelo mundo ocidental e foi uma importante base para o desenvolvimento do direito moderno em diversas sociedades. Surgido da necessidade de mediar as relações entre os diferentes grupos sociais, o direito romano iniciou-se a partir da Lei das Doze Tábuas em 450 a.C. e foi se desenvolvendo desde então. Porém, é o Corpo de Direito Civil, ou Corpus Juris uma obra jurídica desenvolvida durante o governo de Justiniano I no Império Bizantino (o Império Romano do Oriente), que serviu de base para o direito civil moderno.
Religião: cristianismo
Por fim cabe destacar que o principal legado deixado pelos romanos foi o cristianismo, uma religião nascida no Império Romano, que tinha nas suas bases a tradição judaica que pregava a crença na chegada de um messias à Terra, aquele que seria responsável por salvar os pecadores.
Explicação:
Meio grande ksks
Nomes
Uma das influências romanas são os nomes. Você pode se chamar ou conhecer um Júlio, um César, um Augusto, um Adriano… Estes nomes eram de pessoas que marcaram a história de Roma e permaneceram conhecidos ao longo do tempo, sendo usados até os dias atuais.
Língua
A nossa língua materna, a Língua Portuguesa herdada dos colonizadores, é uma língua derivada da língua falada em Roma, o latim. Além do português, outras línguas derivadas do latim são o espanhol, o francês, o romeno e o italiano.
O latim também é usado na nomenclatura científica de plantas e animais e é a língua oficial da Igreja Católica. Até pouco tempo, as missas eram celebrados em latim.
Arquitetura
Considera-se que a arquitetura da Roma Antiga é derivada da arquitetura grega, mas conseguiu criar as suas próprias características, deixando ideias e influências para o mundo ocidental. As obras daquele período estão espalhadas pela Europa e nos dias atuais servem de estudos para historiadores.
O valor da arquitetura romana se dá pela beleza, estética e qualidade das construções. Algumas técnicas adotadas naquela época ainda são utilizadas, como os aquedutos que servem para abastecer de água algumas vilas modernas.
Direito
No campo da ciência jurídica, o mundo ocidental sofreu muita influência romana. Termos, como habeas corpus, além dos códigos jurídicos também são influências romanas. Os Códigos de Lei romanos foram construídos no decorrer do tempo e eram divididos em:
– Jus Naturale (Direito Natural) – apresentava os fundamentos do direito romano;
– Jus Civile (Direito Civil) – conjunto de leis aplicado aos cidadãos de Roma;
– Jus Gentium (Direito das Gentes) – conjunto de leis abrangentes aplicado aos estrangeiros, em que não se considerava as nacionalidades. Esta divisão do Código de Leis romano é a base para o Direito Internacional como é conhecido nos dias atuais.