POR FAVOR PRECISO DE AJUDA!!!
A Samambaiaçu é uma pteridófita que pode atingir alguns metros altura (\"açu\" em Tupi significa \"grande\"); o seu tronco forma uma estrutura ereta e é conhecido como xaxim. Seu emprego na fabricação de vasos e em paisagismo sem plano de manejo colocou a espécie em risco de extinção.
Dentre as novidades evolutivas que permitiram a plantas do grupo mencionado no texto apresentar o hábito arborescente descrito, destacam-se os(as)
a) esporângios abrigados nos soros da face inferior das folhas.
b) prótalos haploides que podem atingir grande porte.
c) especialização para o epifitismo, crescendo em troncos de outros vegetais.
d) tecidos condutores, com células rígidas pela presença de lignina em suas paredes.
e) estrutura homotálica com anterídeos e arquegônios, apresentada no mesmo gametófito
heeeeey52:
ALGUÉM AJUDAAAA!!!!
Respostas
respondido por:
15
Resposta: D
Explicação: Os tecidos condutores permitiram aos vegetais traqueófitos transportar substâncias de forma mais eficiente em organismos maiores, sendo que a presença de lignina é fundamental para a formação do tronco ereto de uma planta arborecente. O prótalo é uma pequena lâmina verde não podendo atingir grão de pole. A presença de estruturas reprodutivas masculinas e femininas e a formação dos soros contendo os esporangios não justificam o crescimento a nivel arbóreo.
Por fim, é muito comum encontrar samambaias epífitas, que crescem sobre outros vegetais para obter mais luz, no entanto, não se trata disto neste caso, pois a samambaiaçu tem porte arbóreo.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás