1)Explique a relacao entre a marcacao dos jogadores e as faltas no jogo de futsal
2)pesquise qual o tipo de marcação mais utilizado nós times profissionais brasileiros por zona misto ou individual por que?
(Por favor se não soube não responda qualquer coisa)
Respostas
JOGADORES
– Em quadra: cinco para cada equipe
– Reservas: nove para cada equipe
– Substituições: ilimitadas. Podem ser realizadas com a partida em andamento. O substituto só pode entrar em quadra quando o jogador substituído já estiver fora dela. As substituições devem ocorrer na área demarcada na lateral da quadra, em frente aos bancos de reservas.
POSIÇÕES DO FUTSAL E FUNÇÕES
– Goleiro: responsável por defender seu gol contra os ataques adversários. É o único jogador que pode utilizar as mãos e braços para tocar a bola sem cometer uma falta, desde que esteja dentro de sua área.
– Goleiro linha: uma variação de goleiro, utilizado quando a equipe está perdendo o jogo e resta pouco tempo. Ao contrário do goleiro tradicional, o goleiro linha costuma auxiliar nos ataques e avançar até a quadra adversária. Os times geralmente colocam jogadores de outras posições nesta função, pois possuem maior qualidade de passe e de finalização do que um goleiro comum.
– Fixo: jogador mais recuado da equipe, fica à frente de sua área de gol e tem como prioridade a marcação. Responsável por iniciar as jogadas de ataque da equipe e pode chegar como elemento surpresa de trás, arriscando chutes de longa distância.
– Alas (direito e esquerdo): jogam pelas laterais da quadra, avançando durante o ataque e recuando quando seu time está defendendo. Costumam ser jogadores rápidos e habilidosos. São os finalizadores da equipe, por isso é importante que tenham boa pontaria.
– Pivô: é o jogador mais avançado e que serve de referência no campo de ataque. Pivôs costumam armar jogadas e abrir espaços entre a defesa adversária para que seus companheiros consigam finalizar ao gol ou ele mesmo tenha condição de tentar o arremate. Também são responsáveis por dar o primeiro combate quando o oponente está com a posse de bola.
.
FALTAS TÉCNICAS
Faltas que geram tiros livres diretos, ou seja, que podem ser cobrados diretamente na direção do gol adversário são chamadas de faltas técnicas. São consideradas:
– Atingir o adversário de forma que ele seja impossibilitado de dar continuidade à jogada, incluindo pontapés e pisões;
– Impedir a trajetória da bola com a mão ou braço;
– Empurrar o adversário;
– Dar um carrinho enquanto o adversário está com a posse da bola.
Nos casos descritos, a bola é posicionada no local onde a infração foi cometida e qualquer jogador da equipe pode realizar a cobrança. O time infrator tem o direito de montar uma barreira para proteger seu gol, desde que esta respeite, no mínimo, três metros de distância em relação à bola.
Se a falta for cometida dentro da área de gol adversária, o time oponente recebe o direito a uma penalidade máxima. A bola é posicionada na marca do pênalti e a cobrança ao gol é realizada sem barreira.
FALTAS PESSOAIS
Infrações em que o jogador impede o andamento normal da partida são consideradas faltas pessoais e geram tiros livres indiretos ao adversário. Isso significa que a cobrança não pode ser feita diretamente ao gol do oponente. Ocorrem quando:
– O jogador leva mais que quatro segundos para cobrar um escanteio ou lateral;
– O goleiro leva mais que quatro segundos para cobrar um tiro de meta ou recolocar a bola em jogo quando está com ela em suas mãos;
– O goleiro pega a bola com as mãos após esta ter sido recuada por um companheiro de time.
FALTAS POR INDISCIPLINA
Em casos em que o jogador pratica um ato antidesportivo, ele é punido com uma falta por indisciplina. Ocorre nos casos:
– O jogador substituto entra em quadra antes que seu companheiro a ser substituído deixe a área de jogo;
– O jogador substituto não respeita a área de substituição ao entrar em quadra;
– O jogador reclama ou xinga o árbitro, o público ou o responsável pelo cronômetro da partida;
– O jogador troca de camisa sem a autorização do árbitro;
– O jogador realiza um ato violento contra o adversário, colocando em risco sua integridade física.
O jogador que comete uma falta por indisciplina é punido com um cartão amarelo ou vermelho, em casos mais graves.