VALENDO 50 PTS Um poeta deve ver o mundo como se tivesse acabado de nascer. Deve ver o mundo como uma perene novidade, entender que as coisas nunca envelhecem, o que envelhece é o olhar sobre as coisas. As crianças entendem com mais facilidade isso, porque tudo para elas é uma novidade.
a) O sujeito da locução “tivesse acabado de nascer” está elíptico. Se o lugar desse sujeito elíptico for preenchido com os pronomes demonstrativos este ou aquele, é possível dizer que, nesse caso, ambos se enquadram dentro dos princípios da coesão?
b) O pronome isso, nesse texto, está funcionando como anafórico, isto é, refere-se a algo que já foi explicitado anteriormente. A que passagem ele se refere?
Respostas
Resposta:
a letra a eu não entendi
Explicação:
b) acho que deve ser catafórico quando sua interpretação depender de algo que se seguir no texto; aqui, ele será representado
desculpe se estiver errado
Em relação ao texto acima deve-se responder:
a) O sujeito elíptico da locução não pode ser preenchido pelos pronomes "este" ou "aquele", prejudicando a coesão. O sujeito refere-se a "um poeta", com artigo indefinido "um" generalizando o substantivo, indicando "qualquer" poeta, poderia sim ser utilizado o pronome reto "ele".
b) O pronome "isso" retoma o trecho: "que as coisas nunca envelhecem, o que envelhece é o olhar sobre as coisas".
Pronomes e referência a substantivos e orações
O pronome é uma classe de palavra que pode substituir ou retomar substantivos e orações derivadas dos mesmos. Os pronomes podem ser classificados em:
- demonstrativos
- relativos
- indefinidos
- pessoais (reto e oblíquo)
- possessivos
São exemplos de retomadas de pronomes:
- Ele comprou uma flor. Ela é rosa.
- Maria aceita que a festa seja no domingo, mas seu namorado não aceita isso.
Entenda mais sobre pronomes e referência a substantivos e orações aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24940411
#SPJ2