CAPITALISMO MONOPOLISTA
a) Quais as características do Capitalismo Monopolista?
b) De que forma as instituições financeiras passaram a participar do capitalismo nessa fase?
c) Por que essa fase do Capitalismo é chamada de Monopolista?
d) Quais países foram industrializados nesse período?
e) Quais as características da linha de produção do Fordismo?
f) Explique o que foi a fase imperialista do Capitalismo.
Respostas
Resposta:
a)O Capitalismo financeiro ou monopolista apresentou modelos fundamentais, o domínio da indústria pelas inversões bancárias; a formação das grandes reservas de capitais; a distinção entre a propriedade particular dos dirigentes da empresa e o patrimônio e a responsabilidade econômica da organização.
b)O capitalismo financeiro representa a fase do sistema capitalista marcada pela especulação monetária e pelo maior peso do setor bancário na economia.
O sistema capitalista, desde o seu surgimento, ao final do século XIV e início do século XV, passou por diferentes eventos que foram responsáveis por alterar a sua dinâmica e suas principais características. Inicialmente, ele constituiu-se em sua fase comercial, isto é, em que as trocas envolvendo mercadorias (sobretudo especiarias) estavam no centro do andamento da economia. Posteriormente, com o avanço da industrialização, essa centralidade passou a ser exercida pelas empresas e suas fábricas.
c)O capitalismo financeiro é também chamado de “monopolista” em razão de nele terem surgido as grandes empresas internacionais que, basicamente, atuam na compra de ações de empresas concorrentes de menor porte, o que as permite controlar e monopolizar (ou oligopolizar, conforme o caso) vários setores do mercado.
d)O grupo dos países recentemente (NICs) industrializado é formado pelo Brasil, México, Argentina, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong
e)Essa alternativa traz três características implementadas por Henry Ford em sua fábrica, no início do século XX: produção em série, linha de montagem (com as esteiras rolantes) e produção em massa, o que barateou os custos e padronizou o consumo
f)O sistema capitalista, desde suas origens no final do século XV e início do século XVI, sofreu diferentes transformações, passando de um modelo transitório da crise do feudalismo a um complexo modelo de economia e sociedade. Tais transformações ocasionaram profundas produções e transformações socioespaciais, que, em partes, refletiram tanto as modificações nas técnicas e nos modelos produtivos quanto resguardaram em si as heranças dessa dinâmica.
Explicação:
espero ter te ajudado