Respostas
Resposta:
O período colonial brasileiro começou com o desembarque da primeira expedição europeia no atual território nacional e se estendeu até a independência. No decorrer desses três séculos, o Brasil era uma possessão de Portugal, sendo todo o período marcado pela exploração de nossos recursos naturais e humanos em benefício dos lusitanos. Confira a seguir os fatos mais marcantes do período.
O português Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegam ao litoral da Bahia em 22 de abril. Segundo a maioria dos historiadores, trata-se mais de uma tomada de posse do que de um descobrimento em si, pois a existência do território - dividido seis anos antes entre portugueses e espanhóis pelo Tratado de Tordesilhas - já era sabida por Portugal. Imagem: Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva / Domínio Público (Oscar Pereira da Silva/ Domínio Público/Reprodução)
Sem recursos financeiros nem humanos para empreender uma ocupação em grande escala na colônia, o rei português dom João III decidiu dividir o território brasileiro em 15 faixas de terra - as capitanias hereditárias. O direito de administrá-las era concedido aos donatários - nobres ou burgueses que se comprometiam a arcar com os gastos internos, repassando grande parte dos rendimentos à Coroa portuguesa. Imagem: Mapa de Joan Blaeu (1640) / Domínio Público ()
Explicação:
Eu coloquei 3 fatos
Espero ter ajudado! XD