Leia o excerto a seguir.
“Uma entidade deve reconhecer um ativo ou passivo financeiro no reconhecimento inicial pelo seu valor justo mais ou menos custos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou emissão do ativo financeiro ou passivo financeiro, com exceção dos itens classificados na categoria de valor justo por meio do resultado”.
GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 20.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre instrumentos financeiros, é correto afirmar que o ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado, se:
( )o ativo financeiro for mantido fora do modelo de negócios em que haja valorização do capital, com pagamento de juros.
( ) os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, a fluxos de caixas futuros, a pagamentos dos juros sobre o valor do capital próprio.
( )o ativo financeiro for mantido dentro do modelo de negócios para receber fluxos de caixas contratuais em que haja, exclusivamente, pagamentos de principal e juros sobre.
( ) o passivo financeiro for mantido dentro do modelo de negócios cuja finalidade seja manter ativos financeiros com o objetivo de obtenção de fluxos futuros de caixa.
( ) o ativo financeiro for mantido dentro do modelo de negócios cujo objetivo seja manter passivos financeiros com o alavancar de receitas e receber fluxos de caixas contratuais.
Respostas
a utima ( ) o ativo financeiro for mantido dentro do modelo de negócio cujo objetivo...
Resposta:
o ativo financeiro for mantido dentro do modelo de negócios para receber fluxos de caixas contratuais em que haja, exclusivamente, pagamentos de principal e juros sobre.
Explicação:
conforme o item 4.1.2 do CPC 48, o ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado, se as seguintes condições forem atendidas: o ativo financeiro deve ser mantido dentro do modelo de negócios em que a finalidade seja a manutenção de ativos financeiros com o objetivo de receber fluxos de caixa contratuais; os termos contratuais devem dar origem, a fluxos de caixas que constituam, em datas especificadas exclusivamente, os pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal em aberto.