Respostas
Resposta:
pergunta interessante, parabéns
Durante a campanha, Biden manifestou preocupação com a preservação da Amazônia e chegou a cogitar retaliações econômicas contra o Brasil se o desmatamento não parar. Segundo o ex-embaixador, o tema ambiental "vai ser bem importante desde o começo da administração de Joe Biden", mas problemas poderão ser evitados "com diplomacia".
BBC News Brasil - O presidente Jair Bolsonaro manifestou abertamente seu apoio à reeleição de Donald Trump e fez críticas a Joe Biden. Isso cria agora uma dificuldade para a relação com o provável governo Biden ou há espaço para um bom relacionamento entre Brasil e Estados Unidos apesar desse comportamento do presidente brasileiro?
Shannon - Eu entendo que o presidente Bolsonaro desenvolveu uma relação pessoal com o presidente Trump e que essa relação pessoal definiu as relações bilaterais. Mas a realidade é que a relação entre países do tamanho do Brasil e dos Estados Unidos não se pode limitar a relações pessoais entre líderes. Isso é um erro.
O presidente Bolsonaro tem um parceiro estratégico importante (EUA) onde ele está mal posicionado politicamente. É triste porque as relações entre Brasil e Estados Unidos são importantes demais para o Brasil encontrar-se nessa posição agora.
O importante é que o presidente Biden entende bem a importância do Brasil, conhece bem. Ele é um dos poucos presidentes que vai chegar à Casa Branca reconhecendo a importância do Brasil. Eu acho que estamos em uma posição delicada, que vai depender da diplomacia.