a) Quanto ao contexto histórico, que acontecimentos marcaram o Estado Português nesse período – cite pelo menos 3 eventos, explicando a relevância social desses acontecimentos.
b) Como se estruturava a poesia lírica e a poesia satírica durante o Trovadorismo? Cite quais cantigas pertenciam a cada um desses gêneros, explicandos suas respectivas características e singularidades.
Respostas
Resposta:
A) A emancipação política: : Portugal caminhava para uma organização política melhorada levando ao surgimento do pensamento laico no estado, ou seja, promoveria oficialmente a separação entre Estado e religião, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas.
Uma Nova língua: após se organiza politicamente houve a criação de uma nova identidade, seja ela cultural, social e linguística sendo assim ocorreu a solidificação da língua galego-português, que teve origem na União Ibérica, posto isto, o surgimento desta nova língua trouxe o fim para o latim.
O trovadorismo: A junção da poesia e da música é umas principais características, isso porque os poemas recitados eram feitos através das canções acompanhadas pelos instrumentos musicais.
B)
Poesia lírica tinha caraterísticas como a expressão de sentimentos do eu-lírico que mudava dependendo da classe social/gênero. A poesia lírica era dividida em: cantiga de amor e cantiga de amigo
A cantiga de amor tinha características como:
Expressão de emoções do trovador (nobreza-clero);
Realização maior em ambientes finos e aristocráticos;
Demonstrava uma submissão da mulher;
Linguagem elaborada para encantar a mulher.
A cantiga de amigo tinha características como:
Eu-lírico feminino;
Tema: lamento da mulher pela partida de seu namorado para as cruzadas (que geralmente morria);
Realização em ambiente rural pelo jogral;
Linguagem simples.
Poesia satírica era caracterizada como a crítica a pessoas e instituições, também havia a linguagem informal, produção com fatos reais com temas diversos. A poesia satírica era dividida em cantiga de escárnio e cantiga de maldizer:
A cantiga de escárnio era caracterizada como a crítica a pessoas e instituições, tinha características como:
Realização de críticas indiretas (sem o nome mencionado no texto);
Linguagem leve (amenizada) com presença de ambiguidade, ironias (para camuflar o que vai ser dito);
Contrária a cantiga de maldizer.
A cantiga de maldizer tinha características como:
Realização de críticas diretas (com o nome mencionado no texto);
Linguagem agressiva;
Ou seja, contrária a cantiga de escárnio.
Explicação: