Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e dióxido de enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis.
Considerando o parágrafo acima, escreva os óxidos citados no texto acima.
Respostas
O Dióxido de Carbono é representado pela fórmula estrutural CO2.
Já o Dióxido de Enxofre é representado pela fórmula estrutural SO2.
Quando reagem com a água (H2O) formam o Ácido Carbônico (H2CO3) e o Ácido Sulfuroso (H2SO3).
Resposta:
A principal consequência do fenômeno chuva ácida é: A corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.
É designada chuva ácida a chuva ou precipitação atmosférica em que a acidez é maior do que a que resulta do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água da precipitação. A chuva ácida é composta de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, que são resultado de reações químicas que acontecem na atmosfera.
É produzida pelos óxidos de enxofre e nitrogênio, gerados pela queima de combustíveis fósseis lançados na atmosfera. A origem desses produtos são as atividades antrópicas como: queima de carvão e poluentes industriais.
Explicação:
A corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.