. No século XIX, o contexto da imigração europeia para o Brasil foi um processo ligado: * 1 ponto a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra. a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país. às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para o surgimento de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque. à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios. (UFSM) Durante a segunda metade do século XIX, o Brasil experimentou um progresso jamais visto, quando houve a expansão da economia brasileira, apoiada pelo imperador D. Pedro II. Podem-se citar como razões desse progresso: 2. Está(ão) correta(s): * 1 ponto apenas II. apenas III. apenas I e III. apenas I, II e IV.
Respostas
Resposta:
1- A) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
2- D) apenas I, II e IV.
Explicação:
Classroom
Resposta:
POR FAVOR DE COMO MELHOR RESPOSTA
Explicação:
Apenas são verdadeiras I, II e IV, sendo que sobre a expansão da economia brasileira apoiada pelo imperador D. Pedro II. e possível concluir que houve a expansão da lavoura cafeeira e a implantação do sistema ferroviário no Brasil, com destaque para a região Sudeste e o Oeste Paulista.
A introdução do trabalho livre dos imigrantes e o crescimento urbano fora outros fatores que geraram a expansão e o desenvolvimento da economia brasileira durante o Segundo Reinado. A Lei de Terras também foi uma importante medida para que a ocupação de regiões de interior pelo Brasil se tornasse uma realidade. Porém, tal lei não conseguiu reverter as desigualdades da estrutura fundiária.
DA COMO MELHPR RESPOSTA PORFAVOR