Respostas
Resposta:
Sempre houve uma certa rivalidade entre Elizabeth e Mary, já que embora Elizabeth fosse a Rainha Da Inglaterra, muitos não a consideravam digna do trono já que sua falecida mãe, Ana Bolena, foi condenada á morte pela acusação de ter traido o rei e praticado incesto. Para alguns, Elizabeth não era filha legítima do Rei.
Mary então, após a morte de seu marido Francis - Rei da França, se tornou uma forte candidata ao trono inglês, já que ela também possuia o direito de usufruir do trono pois tinha parentesco direto com o Rei Henrique VII, pai de Elizabeth.
Anos e anos se passaram nessa ''guerra fria'' entre as duas rainhas, e depois da popularidade de Mary decair devido à uma grave acusação de que ela teria mandado matar o próprio marido - Lorde Darnley, a Rainha Escocesa procurou proteção nos braços da Prima Elizabeth.
Aproveitando o momento de fragilidade, Elizabeth aprisionou Mary por muitos anos, e após descobrir um suposto plano de Mary para matá-la e assim tomar seu trono, condenou a própria prima a morte por decapitação.
PS: A resposta ficou longa, mas eu tive que resumir a história toda pra que você pudesse entender todo o contexto entre as duas.
Resposta:
Basicamente depois que o primeiro marido da Mary morreu, ela só se envolveu em escândalos que prejudicaram muito a imagem dela na Escócia (País de onde ela veio, ela era a Rainha de lá, mas a maior vontade dela era de unificar a Inglaterra e a Escócia). Como a população estava praticamente toda contra ela, Mary decidiu pedir ajuda da própria Elizabeth já que ela também já tinha passado por aquilo.
Mary então ficou isolada durante 19 anos, até que foi acusada de planejar contra a vida da Rainha Elizabeth, que não teve outra opção a não ser mandar matá-la.