A eficácia do processo de comunicação também depende de um outro importante fator: o ruído. Ele pode ser responsável pela não concretização do seu intuito de informar, como também você poderá fazê-lo de forma equivocada, ou seja, sua informação poderá chegar ao receptor de forma distorcida. A seguir, citaremos um dos ruídos de comunicação mais comuns. Vejamos esta frase: Se, no momento do processo de comunicação, um ou mais participantes assumem uma posição defensiva, é bem provável que haja algum tipo de interferência na comunicação. As pessoas que se sentem ameaçadas ou atacadas têm diminuídas suas possibilidades de entendimento. A qual dos ruídos se refere essa frase
Respostas
Resposta:
O ruído é uma interferência seja perceptível ou não que atrapalha a troca e mensagens entre o falante e o ouvinte em determinado contexto e portanto podem haver possíveis desentendimentos .
As pessoas que se sentem ameaçadas , atacadas ou diminuídas em suas possibilidades de entendimento estão passando pelo "ruído psicológico"
Explicação:
Existem 4 tipos de ruídos :
Há o ruído interno que inclui o psicológico e o semântico
Há o ruído externo que está relacionado ao ambiente físico ( ruído físico ) e o estado fisiológico do falante ou do ouvinte ( ruído fisiológico )
Estes quatro tipos de ruídos podem interromper qualquer processo de comunicação a qualquer momento .
A defensividade dos participantes é um ruído na comunicação que reduz as possibilidades de entendimento (letra C).
O que são ruídos na comunicação?
Os ruídos na comunicação são interferências que atrapalham o entendimento da mensagem transmitida. Ou seja, eles fazem com que a informação chegue ao receptor de forma distorcida. Os principais tipos de ruídos são:
Fonte das informações: Aceitamos melhor fontes de informação com maior credibilidade. Essas fontes podem ser pessoas, instituições ou formadores de opinião.
Tipo de informação: A informação que tem a ver com os nossos conceitos é mais fácil de ser absorvida. Já a informação que difere dos nossos valores enfrenta mais resistência de ser entendida.
Defensividade dos participantes: As pessoas que se sentem atacadas ou ameaçadas ficam na defensiva e não conseguem expressar com clareza as suas ideias e pensamentos ou entender o que o outro quer comunicar.
Grande carga de informação: Muitas informações de uma só vez tornam a nossa compreensão mais difícil.
Localização física: Quanto mais próximos, maior a probabilidade de entendimento entre o emissor e o receptor.