A ditadura civil militar brasileira, instalada em abril de 1964, foi marcada pela implantação dos Atos Institucionais como uma das
formas de manter a estrutura administrativa e política do poder vigente. Nesse sentido, há 50 anos, o governo baixou o AI5 (Ato
Institucional número 5) que cooperou com o regime militar, pois
a) colocou o nordestino Castelo Branco como primeiro presidente militar.
b) aumentou o poder do presidente, que podia cassar mandatos e suspender os direitos políticos dos cidadãos.
c) estabeleceu eleições indiretas para governador dos estados federados.
d) aboliu os partidos políticos existentes e adotou o bipartidarismo, com a criação da Arena e do MDB.
Respostas
Resposta:
letra b)
Explicação:
confia na mãe
O Ato Institucional 5 (AI-5) cooperou com o regime militar à medida que aumentou os poderes atribuídos ao presidente, que poderia caçar mandatos, dissolver câmaras e retirar direitos políticos e civis. Deste modo, está correta a alternativa b.
O Ato Institucional 5 foi a medida mais dura da Ditadura Militar brasileira, visto que permitia ao presidentes declarar estado de sítio sem a aprovação do legislativo, caçar direitos políticos dos cidadãos. Além caçar mandatos de vereadores, deputados e senadores.
Conhecido como AI-5, o ato institucional de dezembro de 1968 foi considerado a medida mais rígida da ditadura brasileira, lembrada pela intensa repressão, pelas cruéis torturas e pelos desaparecimento e morte violenta da oposição do governo.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/618596