2 –Apesar do slackline ser uma modalidade esportiva, existem variações dentro de sua prática.Geral-mente é praticado em três versões clássicas, Trickline, Highline, Waterline mas tambémexistem outras modalidades como: Longline Yogaline (SILVA, 2012, apud, PEREIRA, 2013)Preencha o quadro abaixo com as principais características de cada modalidade do slackline .Modalidade Local praticado Objetivo Altura e extensão média em queé colocado fita nesta modalidadeWaterlineHighlineTricklineLonglineYogaline
Respostas
Resposta:
As modalidades do slackline
Diferentemente do que se pensa, se equilibrar sobre uma fita não se encerra em um modo único de prática. O esporte se divide em quatro principais modalidades do slackline, cada qual com sua característica marcante e seu equipamento específico, desenvolvido sob medida.
Para bem compreender, citamos o Surfe e o Skate como exemplos similares. O Surfe, primeiramente, tem três categorias clássicas: longboard, body board e free style. Já o Skate analogamente tem longboard, street, downhill e skate bowl como referências.
No Slackline, a divisão é feita em Trickline, Longline, Waterline e Highline. Todas serão apresentadas um pouco mais abaixo.
Iniciantes/Lazer:
Todo praticante passa, necessariamente, por essa etapa, sem que nisso tenha qualquer demérito. Antes de conhecer a fundo as modalidades do esporte, encara-se um percurso comum ao ciclo da vida: o primeiro desafio portanto é se equilibrar sobre a fita; o segundo é ficar de pé; o terceiro é dar os primeiros passos. Quase como um bebê, que engatinha, depois adquire confiança e firmeza para, enfim, estar de pé e arriscar uma caminhada.
Trickline:
Decerto a mais popular do Slackline! A prática desperta muito interesse devido sobretudo ao dinamismo e às dificuldades das manobras realizadas. Adeptos de nível avançado desafiam os limites do corpo com saltos e giros de grande dificuldade – embora nota-se que as características desta modalidade exigem um elevado esforço e preparo físico dos atletas.
Para a prática da Trickline é utilizada uma fita de 50 mm de espessura, tramada especialmente para oferecer dinamismo e elasticidade necessária para as tricks. Geralmente, o percurso é montado em uma distância de 20 a 30 metros, com cerca de 1,50m de altura, tencionada por até duas catracas gigantes, chamadas “Power Catraca”.
As principais competições de Slackline do mundo são da modalidade Trickiline, sem dúvida. Logo, os atletas buscam sempre a evolução nas tricks. Atualmente, o nível de complexidade alcançado nas manobras é impressionante!
Longline:
A Longline é a modalidade em que os atletas derrubam os limites do equilíbrio, realizando travessias cada vez mais longas e improváveis. É simplesmente este desafio que torna a prática tão interessante e instigante. Quanto mais longa a fita, mais difícil de dominá-la. O Longline exige treinamentos gradativos, com atenção redobrada à respiração e à concentração. Tornando-se, também, uma excelente atividade meditativa.
Highline:
É a vertente mais radical e impressionante do Slackline. Pois as travessias são feitas em altura, e que altura! Para ser considerado Highline, os percursos devem ser realizados, pelo menos, acima de dez metros. Espetacular! É literalmente pairar sob os céus, afinal.
Para praticar é preciso, além de coragem, experiência sobre a fita e muito conhecimento técnico sobre os equipamentos de segurança. Eles são imprescindíveis, inegavelmente obrigatórios! O material é bem similar ao de Longline, porém com acessórios de proteção exclusivos.
Waterline:
Nada mais é do que a prática do Slackline sobre a água. Uma modalidade extremamente divertida e refrescante! Para ela recomendamos a fita Surferline. Porém, dependendo do local, podem-se utilizar equipamentos de iniciantes, kits de Trickline ou Longline – a distância das ancoragens será determinante para a escolha do material.
MODALIDADE EXTRA!
Fitness Slackline: Esta modalidade alternativa é utilizada para oferecer novas atividades funcionais, para quem procura certa distância da monotonia das academias tradicionais.
Para a prática utiliza-se uma base para ancorar um Slackline de cerca de três metros de comprimento. A partir de então, fica a cargo do orientador sugerir uma infinidade de exercícios possíveis. O treino sobre a base instável traz resultados impressionantes para o corpo.