Respostas
Resposta:
Estudos mostram que a natação aumenta a capacidade cardiovascular e contribui para melhorar os níveis de colesterol, desde que se mantenha a frequência cardíaca em ritmo elevado.
Para isso, o ideal é praticar o esporte de 20 a 40 minutos. Mas é importante respeitar os limites individuais do praticante. Por isso, vá aumentando o ritmo da prática sucessivamente, até que se chegue na frequência ideal.
Além disso, a natação ajuda a fortalecer os músculos da parede do tórax, contribuindo para uma melhora na respiração.
Outro benefício é que, tanto a atividade em si, quanto a umidade do ambiente, contribuem para aliviar os sintomas da asma e de alguns problemas respiratórios.
E a natação contribui também para a melhora dos sintomas da artrite, uma vez que os alongamentos realizados na piscina ajudam a fortalecer os músculos.
Vale ressaltar que em piscinas aquecidas o resultado é ainda mais satisfatório, pois, a água aquecida ajuda a liberar articulações enrijecidas.
Outra característica da natação é que ela estimula o pulmão a liberar oxigênio ao sangue e ao coração, o que melhora a condição das células. Ou seja, isso contribui para longevidade dos praticantes.