Textos, aparentemente, bem escritos, podem conter problemas gramaticais variados, truncando a coesão e, em alguns casos, a própria coerência do texto. Uma estruturação ruim do parágrafo também gera problemas de coerência. Conforme as explicações do seu livro Produção textual I (2013), das aulas conceituais e da aula ao vivo, sobre coesão, coerência e paragrafação, leia a resenha 1:
RESENHA 1- Observação: foram suprimidos os parágrafos desnecessários à análise.
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. 8. ed. Ateliê Editorial: São Paulo, 2009.
(1) O autor busca, na essência da obra, explicar a importância da arte de argumentar, mas que este processo esteja associado ao gerenciamento da relação, utilizando-se da razão e emoção, dependendo do meio em que os atores estejam inseridos.
(2) Outros aspectos descritos são que as pessoas precisam gerenciar as informações colhidas, para terem fontes precisas, que sirvam como fundamentos fidedignos, para avaliarem o que é importante ou não.
(3) Este processo de argumentar não se limita a somente saber falar bem; é muito mais além. Inclusive, é uma competência exigida nos cargos em que envolve a gestão de pessoas, principalmente para os líderes, na hora de solucionar conflitos. Esta visão é de especialistas em recursos humanos, no que tange a comunicação e a capacidade de argumentar está inserida nela. Logo, o autor faz uma análise interessante sobre a temática argumentação.
(4) A arte de argumentar é indicada a todos os profissionais que tenham cargos de liderança, como também aqueles que trabalham na esfera da educação, tais como pedagogos, professores, além dos psicólogos. Mas também é indicado para quem almeja desenvolver suas habilidades na comunicação, melhorar seu ser, visando sua qualidade de vida.
Fonte: Produção Acadêmica. Resenhas. 27 abr. 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica/resenha-critica-sobre-o-livro-a-arte-de-argumentar/5495/ Acesso em 7 ago. 2015.
Após a leitura da resenha 1, tendo como perspectiva teórica a aula ao vivo e o livro Produção textual I (2013), analise as explicações e aponte a incorreta.
ALTERNATIVAS
(A) O parágrafo 1 deixa claro que o público-alvo da resenha são pessoas que trabalham em TV, jornal, teatro, fundamentalmente.
(B) No parágrafo 1, o trecho "ao gerenciamento da relação" está sem coesão adequada. A coesão parece elíptica, mas não retoma nem consegue subentender precisamente a que relacionamento se refere.
(C) No parágrafo 2, o trecho sublinhado está sem coesão e, nitidamente, destrói a coerência deste parágrafo. O problema encontra-se na falta de continuidade das ideias: "Outros aspectos descritos são que as pessoas precisam gerenciar as informações colhidas (COLHIDAS DE ONDE?), para terem fontes precisas, que sirvam como fundamentos fidedignos (FUNDAMENTOS PARA QUÊ?), para avaliarem o que é importante ou não" (SOBRE O QUÊ?).
(D) Sobre coerência, podemos apontar uma má estruturação do parágrafo 3. O autor escreve de forma circular, ou seja, não consegue desenvolver o tópico frasal que é "Este processo de argumentar não se limita a somente saber falar bem; é muito mais além". O problema é que ele não explica como o processo de argumentar vai além. Outro problema de coerência é que o excerto "no que tange a comunicação e a capacidade de argumentar está inserida nela", não conseguimos saber qual o referente do elemento coesivo "nela", para reestruturar o segmento que, além dessa retomada errada, não tem sujeito.
(E) No âmbito da coesão textual, a resenha 1 traz alguns problemas. Por exemplo, no parágrafo 4, temos um erro de concordância no trecho: "A arte de argumentar é indicada", com um problema de coesão com o período seguinte, cuja retomada é feita com a terminação verbal no masculino: "Mas também é indicado", o que subentende que o autor pensou ter inferido "livro", no lugar de "obra", em seu referente, mas não o fez. Este parágrafo também contém um erro de regência, no segmento: "visando sua qualidade de vida". O correto seria: "visando a sua qualidade de vida" ou "visando à sua qualidade de vida", lembrando que a crase é opcional antes do pronome possessivo "sua" nesse contexto.
Respostas
respondido por:
15
respondi a D mas não tenho certeza, é uma questão muito confusa
respondido por:
10
EU TB RESPONDI A D TAMBÉM; OU SEJA; A QUARTA OPÇÃOALGUÉM TÊM OUTRA ARGUMENTAÇÃO E PORQUÊ?
roratti:
Concordo, letra D. ele começa sobre o paragrafo 1 e explica o 4.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás