• Matéria: Geografia
  • Autor: emillyneressantos201
  • Perguntado 5 anos atrás


continuação geografia


POLÍTICA, DEMOCRACIA E DIREITO AO VOTO NO BRASIL

Hoje vamos falar de política: A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Portanto, a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social.

Embora se afirme que gregos e romanos tenham criado a política, com destaque para a obra “Política” de Aristóteles, não podemos negar a existência de relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. De fato, gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político. De certa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social. O agente máximo que garante essa estabilidade é o Estado.

Hoje uma maneira de participarmos da política é através do voto. O voto constitui o mais importante instrumento de mudança política e social, sendo um importante passo histórico que a nação brasileira precisa comemorar e consolidar a cada dia.
E como se consolida um regime democrático? Com mais e mais democracia!

Mas o que é democracia? Em poucas palavras, pode-se definir democracia como o regime de governo no qual o povo exerce a soberania, ou seja, participa como cidadão, de forma direta ou indireta, do governo. Por isso que desde a Constituição de 1988 o povo exerce o poder por meio de representantes eleitos indiretos ou diretamente. Pelo menos, é o que está estampado expressamente no art. 1º, parágrafo único, da CF/88.

O voto pôde ser exercido já em 1532, apenas trinta e dois anos após a “descoberta” do Brasil. Só que as inúmeras restrições ao exercício do voto desde então, comparadas ao atual significado desta atividade de cunho popular, conferem àquele ato a característica de mera formalidade, destituída do aspecto democrático que hoje ele tem. Basta lembrar que até 1932, no plano nacional, as mulheres não tinham direito ao voto no Brasil. Atualmente, todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou não, têm o direito de escolher seu representante através do voto.

Só que a ideia de participar (ser parte) não contempla toda a amplitude do conceito de cidadania, porque os súditos do rei também fazem parte do império, mas não podem ser minimamente chamados de cidadãos.

E como se pode fazer respeitar como cidadão? Comportando-se como um legítimo cidadão, ou seja, aquele componente da sociedade que dela participa para fazer valer seus direitos, cumprindo seus deveres, por outro lado. Dando efetividade e cobrando efetividade em suas prerrogativas. Exercitando seus direitos e cobrando das autoridades (e dos demais cidadãos) o cumprimento da lei e, especialmente, da Constituição.

4. A cidadania é um conceito que possui diversos significados, em geral, relacionados com a participação sujeito-cidadão dentro da sociedade e a relação com seus direitos e deveres.Assinale a alternativa que melhor expressa a ideia de cidadania. *

a) A relação entre direitos políticos, civis e sociais.

b) O direito do cidadão de agir livremente na sociedade.

c) A maneira que o indivíduo encontra para responsabilizar o Estado por sua condição.

d) Uma perspectiva que torna o indivíduo como responsável apenas pela sua própria vida.

5. Observe a imagem abaixo e marque a alternativa correta sobre quem faz parte de cada poder.



I) Quem faz parte de cada poder? *

a) Poder Executivo (vereadores, deputados estaduais e federais e senadores), Poder Legislativo (prefeitos, governadores e presidente) Poder Judiciário (juízes e ministros).

b) Poder Executivo (prefeitos, governadores e presidente), Poder Legislativo (vereadores, Deputados federais e estaduais e senadores) e Poder Judiciário (juízes e ministros).

c) Poder Executivo (prefeitos, ministros e secretários), Poder Legislativo (vereadores, Deputados federais e estaduais e o presidente) e Poder Judiciário (juízes e governadores).

d) Nenhuma das alternativas.

6. A relação entre cidadania e democracia está relacionada à: *

a) A relação entre as duas está justamente ligada em seus conceitos, já que são formas de governo no qual o cidadão não tem nenhum direito de expressar suas ideias e opiniões.

Respostas

respondido por: delilenelima27
3

Resposta:

letra b espero ter ajudado

Perguntas similares