Respostas
Resposta:Lição de Avraham Avinu
Contam os sábios judeus que muitos
séculos atrás um rabino chamado Pinchas de Koritz pediu a Deus o dom de ajudar as pessoas. Deus o atendeu, e quando a fama de sua sabedoria se espalhou caravanas de peregrinos apareceram. Todos queriam ser ouvidos e orientandos por ele. No começo, o bom rabino recebeu os visitantes com dedicação, mas ao passar do cansou-se das pessoas e pediu a Deus: "Por favor, permita-me viver sozinho". Deus o atendeu outra vez e ele se isolou em uma cabana a estudar e rezar.
Passou o tempo e chegou a festa das tendas, quando os judeus fazem visitas e recebem hóspedes, O rabino preparou uma refeição e esperou por todo o dia que algum amigo se lembrasse de visitá-lo. Já era noite e ele na porta, ansioso por ver chegar alguém. De repente teve uma visão: viu o Patriarca Abraão, que vinha em pessoa ao seu encontro. Muito feliz, o rabino convidou: "Venha,Avraham Avinu (Abraão Nosso Pai- expressão usada pelo povo judeu), venha cear comigo" . "Não me sinto bem na casa de quem prefere viver só" -respondeu o Pai Abraão, e passou adiante. Na mesma hora, o rabino suplicou a Deus que o fizesse voltar a ter amigos e outra vez foi atendido. Desde então, nunca mais fez pedidos exóticos porque entendeu que o melhor modo de agradar a Deus e ser feliz e ter carinho e amizade todos os dias por quem vive ao nosso lado.
Pergunta: após a leitura do texto, destaque os elementos específicamente religiosos
2 Pergunta: Neste momento de pandemia que estamos vivendo, com o distanciamento social, qual a grande lição que o conto nos passa?
3 Pergunta: Sublinhe no texto o que mais se assemelha às experiências que estamos vivendo (solidão, voltar atrás nas decisões, procurar amizade, sentir falta das pessoas)
Explicação: