Respostas
Explicação:
concordância verbal é a harmonia em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Já a concordância nominal é a harmonia em gênero e número entre os vários nomes da oração, ocorrendo com frequência entre o artigo, os substantivos e o adjetivo.
Concordância em gênero aponta a flexão em masculino e feminino.
Concordância em número aponta a flexão em singular e plural.
Concordância em pessoa aponta a flexão em 1°, 2° ou 3° pessoa.
Exemplos de concordância verbal
• Eu assisti;
• Ele assistiu;
• Nós assistimos;
• Eles assistiram.
Exemplos de concordância nominal
• O funcionário novo;
• A funcionária nova;
• Os funcionários novos;
• As funcionárias novas
a concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará.
Como vimos sobre concordância verbal e nominal, a concordância verbal é a harmonia em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Já a concordância nominal é a harmonia em gênero e número entre os vários nomes da oração, ocorrendo com frequência entre o artigo, os substantivos e o adjetivo
Exemplos: Concordancia verbal: Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Concordancia nominal: oncordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros.
...
Exemplos:
É proibido entrada.
É proibida a entrada.
Verdura é bom.
Concordancia: verbo-nominal: Não sei ;-;