Respostas
Todos nós, cidadãos, temos direito de suprir nossas necessidades, queremos água quente para tomarmos banho, um quarto quentinho e tranquilo (com televisão e todo o conforto que o cidadão do século XXI precisa) e, principalmente, as três refeições principais.
Sempre olhamos para a desigualdade social como se fosse algo que aquelas pessoas queriam estar situadas, escolheram aquela situação, porém, ainda não estamos preparados para encarar a realidade que muitas pessoas vivem. O sistema é incerto com todos nós, cidadãos, basta ter poder para mudar de vida, pois nós não temos as mesmas oportunidades.
A violência urbana ocorre por diversos motivos, a situação a qual os bandidos estão situados, muitas vezes, não são observadas. A maior parte da população das favelas do Rio de Janeiro, por exemplo, encaram a realidade frente a frente a cada dia, precisam aprender a lidar com o que possuem e às vezes não há outra saída sem ser a do roubo, tráfico, entre diversos outros.
Nós não estamos "no mesmo barco", situações diferentes cada pessoa vive em seu cotidiano, a desigualdade social traz junto a violência urbana. Caso você queira ser alguém melhor, estude MUITO (principalmente se for em uma escola pública) e jamais desista dos seus sonhos, pois apenas você mesmo é capaz de mudá-lo.
Espero que eu tenha ajudado.